Plano Diretor

Câmara busca parceria da UFRGS para discutir PDDUA

Vereadores estiveram com o reitor da universidade nesta quarta-feira Foto: Tonico Alvares
Vereadores estiveram com o reitor da universidade nesta quarta-feira Foto: Tonico Alvares

Com o objetivo de buscar parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nas discussões sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), vereadores da Capital estiveram com o reitor da UFRGS, professor Carlos Alexandre Netto, na manhã desta quarta-feira (25/3). Netto aceitou o convite, que considerou “um grande desafio”, e marcará uma reunião para definir a metodologia de trabalho na próxima semana.

O reitor lembrou que a universidade tem especialistas em praticamente todas as áreas envolvidas pelo PDDUA e informou que sua gestão tem avaliado formas de aumentar a interação da UFRGS com o poder público . “O Plano Diretor traz a oportunidade de termos uma ação coordenada”, considerou. O vice-reitor da universidade, professor Rui Vicente Oppermann, e o superintendente de Infraestrutura, professor Alberto Tamagna, também estavam presentes.

Acompanharam o presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), os vereadores João Antonio Dib (PP), Reginaldo Pujol (DEM), Maristela Maffei (PCdoB), Toni Proença (PPS), Sofia Cavedon (PT) e Waldir Canal (PRB). Para Melo, “a universidade tem acúmulo de debates que podem ser transportados para as reuniões do Plano Diretor”. O presidente da Comissão Especial de Revisão do PDDUA, João Antonio Dib, e o coordenador do Fórum de Entidades que acompanhará a tramitação do projeto, Toni Proença, também destacaram a importância da participação da UFRGS no processo de revisão do Plano Diretor.

Parcerias

A Câmara já convidou a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e entidades como o Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), a Associação dos Escritórios de Arquitetura do Brasil/RS (Asbea) e o Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) para participar das discussões sobre o tema.

Taidje Gut (reg. prof. 13614)

Ouça:
Ufrgs vai contribuir na revisão do Plano Diretor