Sessão Solene

Câmara celebra 50 anos de regulamentação da profissão de bibliotecário

Melchionna entregou diploma a Ribeiro, do conselho regional Foto: Leonardo Contursi
Melchionna entregou diploma a Ribeiro, do conselho regional Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
A Câmara Municipal de Porto Alegre celebrou no final da tarde desta sexta-feira (2/10), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene em homenagem ao Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região do Brasil (CRB 10). O evento, que também celebra os 50 anos de regulamentação da profissão de bibliotecário, foi proposto pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) e presidido pelo vereador Professor Alex Fraga (PSOL).

Fraga enfatizou que valoriza muito essa profissão. “Atualmente as relações estão cada vez mais virtuais, por isso, penso que o livro tem potencial efetivo para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana e, nesse contexto, os bibliotecários são agentes de transformações sociais”, disse.

Graduada em Biblioteconomia, a vereadora Fernanda Melchiona declarou que os 50 anos da profissão são uma conquista, muita embora esse ofício seja milenar. “Sou natural de Alegrete, costumava frequentar a biblioteca pública daquele município e isso mudou a minha vida, acabei prestando vestibular e me formei como biblioteconomista”, contou.
 
Melchiona lembrou algumas das experiências que teve, como a de poder contar histórias para crianças internadas no Hospital de Clinicas. “A leitura faz muita diferença para pessoas que fazem tratamento de saúde, mas também aprendi que não tem idade para nos tornamos leitores e apreciarmos a leitura”, disse, ao citar o escritor Luiz Borges: "Eu sempre imaginei o paraíso como uma grande biblioteca".

A vereadora concluiu destacando sua luta para que ocorra a liberação dos recursos previstos em 2015 para a valorização das bibliotecas escolares destinadas ao Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) na Capital. “Seguimos com a convicção de que podemos transformar Porto Alegre em uma cidade mais leitora e que a literatura ajude no empoderamento popular”, finalizou.

Conselhos

Regina Celí de Souza, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, afirmou que no dia 30 de julho de 1962, com a promulgação da lei que dispõe sobre a profissão e regula seu exercício, foi plantada uma semente que floresce até hoje. “Reverenciamos o passado, com olhos no futuro e a certeza de nossa inserção no desenvolvimento da sociedade brasileira com informação, cultura e conhecimento, uma sociedade transformadora e inclusiva”, disse.

O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10º Região do Brasil, Alexsander Ribeiro, enfatizou que muitas pessoas fizeram parte dessa historia. “Este é um dia de muita alegria porque sabemos da importância do nosso trabalho e percebemos o reconhecimento em muitas pessoas. Se hoje completamos 50 anos de regulamentação, é porque a sociedade entendeu nossa relevância, outras profissões foram extintas e nós seguimos aqui”, finalizou.

Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade estavam o secretário municipal de Cultura, Roque Jacoby, representando o  prefeito José Fortunati; a diretora da Biblioteca Pública do RS, Morgana Marcon, representando o governo do Estado do RS; o deputado federal José Stédile; o representante do Tribunal de Contas do RS, Elieser Marques, e o representante da OAB-RS, Rodrigo Prestes. 

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)