Homenagem

Câmara celebra Jornada Cívica e Dia da Bandeira

  • Presidente Márcio Bins Ely participa da solenidade em homenagem ao Dia da Bandeira no Largo das Bandeira em frente à Câmara Municipal em parceria com a Liga de Defesa Nacional
    Comemorações ao Dia da Bandeira se iniciaram na Câmara (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Presidente Márcio Bins Ely participa do hasteamento da Bandeira em solenidade no parque Farroupilha
    e tiveram continuidade no Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (19/11), no Largo das Bandeiras da Câmara Municipal de Porto Alegre, a cerimônia alusiva à 19ª edição da Jornada Cívica da Bandeira do Brasil, em comemoração ao Dia da Bandeira (celebrado nesta data), ato institucionalizado pela Lei Municipal 9988, de 2006. As comemorações no Legislativo da Capital incluem o canto dos hinos Brasileiro e da Bandeira, além de pronunciamento de autoridades e da participação de representantes de entidades civis e militares.

O evento foi promovido pela Liga de Defesa Nacional, seção do Rio Grande do Sul (LDN/RS). Conforme o presidente da Liga, coronel Marco Dangui Pinheiro, “a alma de uma nação é o espírito patriótico do povo, sendo que civis e militares reverenciam a bandeira porque são brasileiros reverenciando o seu maior símbolo. Esta bandeira nos representa no mundo e em todo Brasil e vai continuar sendo assim". Dangui lembrou ainda que a bandeira imperial também tem história, tradição, porque marcou a independência do país. O coronel reafirmou que os brasileiros devem exaltar os nossos símbolos e patriotismo.

O presidente da Câmara, vereador Márcio Bins Ely (PDT), agradeceu à Liga de Defesa Nacional, que organizou a solenidade, "e a todos que vieram", por convicção e amor à pátria. "Somos nacionalistas em favor da defesa da soberania nacional. Reverenciar a bandeira é algo nobre e é importante que a Câmara Municipal possa estar inserida, pela importância da data para o povo brasileiro. É com muita satisfação que participamos deste ato e agradeço a cada agremiação aqui representada”, destacou. A 2ª vice-presidente da Casa, vereadora Comandante Nádia (DEM), disse que “não devemos deixar esmorecer o amor e o respeito pelo Brasil e a esta bandeira, que é o símbolo augusto da paz. Amor servil pelo Brasil, é o que vejo hoje aqui” ratificou.

Durante a celebração, o decano da Liga Nacional, Sandro Pires, entregou duas bandeiras a Bins Ely e à Comandante Nádia. “Num gesto de afeto pela pátria”, declarou Pires. Após a cerimônia na Câmara, foi realizada a Caminhada da Bandeira, em direção ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, onde aconteceu a ‘queima simbólica das bandeiras inservíveis' e o hasteamento do pavilhão nacional. Na ocasião, o comandante do Comando Militar do Sul, general Valério Stumpf, disse que “neste dia comemoramos o civismo e a irmandade brasileira. A bandeira é o símbolo máximo do nosso país”.

Também prestigiaram o evento as vereadoras Cláudia Araújo (PSD) e Fernanda Barth (PRTB), além de autoridades e integrantes de diversas instituições civis e militares.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Dia da Bandeira