INSTITUCIONAL

Câmara comemora o Dia da Bandeira

Evento está em sua 17ª edição, com caminhada cívica da bandeira até o Monumento ao Expedicionário

  • Homenagem ao dia da Bandeira.
    Autoridades prestigiam ato do Dia da Bandeira (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Homenagem ao dia da Bandeira.
    Liga de Defesa Nacional do RS integra a solenidade (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (19/11) no Largo das Bandeiras da Câmara Municipal a 17ª edição da Jornada Cívica da Bandeira do Brasil. A cerimônia realizada em comemoração ao Dia da Bandeira - celebrada nesta mesma data -, foi institucionalizada por lei municipal em 2006. As comemorações no Legislativo da Capital incluem o canto dos hinos Brasileiro e da Bandeira, além de pronunciamento de autoridades.

Promovida pela Liga de Defesa Nacional, seção do Rio Grande do Sul (LDN/RS), também é feita a Caminhada da Bandeira, que parte da Câmara Municipal e segue por vias da cidade em direção ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, onde é finalizada. Conforme o presidente da Liga, coronel Marco Dangui Pinheiro, neste local, ao meio-dia, é hasteada a bandeira do Brasil. “Conforme lei nacional, no dia 19 de novembro o hasteamento é realizado neste horário de modo que a bandeira receba a luz do sol, em seu momento de maior intensidade, sendo o centro das atenções, e evitando que projete sombra no solo da Pátria”, explicou o coronel.

Dangui ainda lembrou que a bandeira é o símbolo nacional mais significativo e que tem sua importância pelas conquistas que percorrem até os dias de hoje. “Nesses tempos em que o nosso país passa por muitos conflitos, temos esperança de que vamos retornar ao rumo certo e para um ambiente ideal aos nossos filhos." E finalizou dizendo: A alma de uma nação é o espírito patriótico de seu povo”. 

O presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein (MDB), também prestigiou a solenidade e destacou em sua fala que a bandeira representa uma nação, um povo, uma língua e um território. “Não há quem não se emocione com o hasteamento da bandeira e com o Hino Nacional. Precisamos perseguir a ‘ordem e o progresso’, não podemos desconhecer o Brasil de antes, de hoje e o do futuro”. 

Também prestigiaram o evento as vereadoras Comandante Nádia (MDB), Mônica Leal (PP), o brigadeiro Paulo Roberto Ferro e o professor Júlio Teixeira, ex-presidente da LDN/RS, além de integrantes da Liga de Defesa.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)