Sessão Solene

Câmara concede título de Cidadão ao ministro da Indústria e Comércio

Marcos Antônio Pereira é advogado e presidente do PRB

  • Entrega do Título Honorífico de Cidadão de Porto Alegre ao Ministro Marcos Antonio Pereira
    Pereira, entre Trogildo (e) e Canal é o novo Cidadão de Porto Alegre (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Entrega do Título Honorífico de Cidadão de Porto Alegre ao Ministro Marcos Antonio Pereira. Na foto: Homenageado, Ministro Marcos Antonio Pereira.
    Homenageado prometeu honrar o título concedido pela Câmara (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, no final da tarde desta terça-feira (25/10), no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, sessão solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao advogado, presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil, Marcos Antônio Pereira. A homenagem foi idealizada pelo vereador Waldir Canal (PRB).

O presidente do Legislativo, vereador Cassio Trogildo (PTB), presidiu a cerimônia e fez a abertura do evento convidando o vereador proponente para falar. De acordo com Canal, a homenagem é conferida a pessoas que tenham se destacado em qualquer ramo da sociedade. “A grandeza não está em receber honras, mas sim em merecê-las. Esta homenagem teve aprovação unânime dos vereadores da Capital pelo trabalho visionário e empreendedor que Pereira desenvolve, na busca incessante por uma sociedade mais justa e fraterna”, salientou, enfatizando que a história de vida do ministro é comovente.

“Marcos é um exemplo de cidadão e personalidade que não se intimida com os desafios. Ele foi diretor administrativo e financeiro da Rede Record e contribuiu consideravelmente para o crescimento e modernização da emissora. E ainda contribuiu para a chegada da TV Record em 2007 ao Rio Grande do Sul, na nossa Porto Alegre. Queremos que, cada vez mais, homens e mulheres inspirados pelos ideais republicanos entrem na vida pública na busca pelo bem comum, visando os princípios democráticos. Salientamos que essa postura vem sendo reconhecida por diversos setores da sociedade que também homenagearam nosso amigo com importantes prêmios”, comentou Canal, referindo-se ao Troféu Medalha de Prata Dourada que o ministro recebeu pelo encorajamento do progresso brasileiro.

"Dessa forma, por todo o trabalho, o empreendedorismo e a preocupação social e cultural desempenhados pelo nosso homenageado, resta a importância de o reconhecermos como Cidadão deste Município", justificou o parlamentar.

Homenageado

Pereira nasceu em Linhares, no Espírito Santo. Teve uma história de vida difícil, por não conhecer sua mãe biológica, uma empregada doméstica que engravidara do patrão. Ao agradecer a cada uma das honrarias concedidas a ele, Pereira comentou que teve uma infância diferente. “Até os meus 19 anos de idade eu não tinha certidão de nascimento, por ter sido criado por uma família adotiva. Eu tinha apenas uma Certidão de Tutela, que, para meus pais que não sabiam ler, era igual a um documento de identificação. Eu tirei a segunda via da certidão de nascimento antes me casar com minha esposa aos 19 anos. Por este motivo, eu sempre digo, não basta ter somente fé em Deus, temos que ter fé em nós mesmos também”, ressalta o ministro.

Pereira garante que nenhum dos seus títulos de advogado, empresário, ministro ou presidente do PRB são tão importantes pra ele como o de ser um servo do povo brasileiro. "Tenho honra em ser um servo do povo e também honrarei o título de Cidadão de Porto Alegre. Os porto-alegrenses poderão contar comigo sempre, seja como político, empresário, professor de direito ou ministro. Vamos colocar o Brasil nos trilhos. Estávamos à beira do abismo. As nossas dívidas e o nosso déficit são enormes. Acredito que a PEC 241 será aprovada hoje e limitará os gastos do governo. Precisamos investir em reformas política, previdenciária e trabalhista. O remédio que cura é o amargo. Vamos enfrentar tudo”, garante Pereira.

“Estou empenhado na missão de poder ajudar, em poder contribuir para que o Brasil volte a crescer e a gerar empregos. Queremos resultados. Emprego é o melhor programa social”, concluiu o homenageado.

Currículo

Com 17 anos, Pereira abriu um escritório de contabilidade em sociedade com outros dois colegas de trabalho. Em 1995, já era diretor administrativo e financeiro da TV Record do Rio de Janeiro, onde, em 2003, tornou-se vice-presidente. A partir de 2005, passou a estudar Direito e oito anos mais tarde tornou-se sócio da Pereira, Moraes e Oliveira Sociedade de Advogados, hoje Marcos Pereira e Oliveira Advogados.

O homenageado, em 9 de maio de 2011, por aclamação, assumiu o PRB, considerado por ele como o maior desafio da sua vida, sendo reeleito em 7 de maio de 2015 (2015-2019). Assim, o executivo e advogado tornara-se também um líder político. 

Em Porto Alegre, onde residiu cerca de uma década, Pereira destacou-se pela sua contribuição ao desenvolvimento social e econômico da cidade, pois conduziu o processo de integração e ações administrativas do Banco Renner, onde Marcos exerceu a diretoria, no período em que trabalhou na reestruturação e no crescimento dessa instituição bancária.

Presenças

Também estiveram presentes o senador Lasier Martins (PDT); o deputado estadual Sergio Peres (PRB); o secretário de estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; o vice-presidente da OAB/RS, Dr. Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, além dos vereadores Valter Nagelstein (PMDB), Mendes Ribeiro (PMDB) e João Carlos Nedel (PP).

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)