Presidência

Câmara da Capital apoia a campanha Maio Vermelho

Ações de conscientização sobre o câncer de boca serão divulgadas na Tribuna Popular e na TV Câmara.

Presidente recebe ex-Vereador Mario Manfro e promotores do evento Maio Vermelho. Na foto, o ex-vereador Mário Manfro (C), o presidente da Câmara, Cassio Trogildo (D), e o cirurgião dentista Rubens Garavello Machado.
Trogildo (d) recebeu representantes de entidades promotoras do evento (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), recebeu, na manhã desta terça-feira (2/5), a visita dos promotores da campanha Maio Vermelho, estabelecida para a conscientização, a prevenção e a luta contra o câncer de boca. Acompanhado do dentista e ex-vereador Mario Manfro, o secretário do Comitê de Entidades de Classe Odontológica (Ceco) e vice-presidente da Sociedade Brasileira dos Cirurgiões-Dentistas (Sobracid), Rubens Machado, solicitou o apoio do Legislativo para divulgação da campanha, realizada anualmente em maio. Na oportunidade, foi destacado o Dia de Luta contra o Câncer Bucal, que ocorre em 31 de maio, juntamente com o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo.

Ao agradecer os espaços oferecidos pela Câmara Municipal para a divulgação do trabalho para a saúde bucal, Machado destacou a relevância de ações conjuntas no Maio Vermelho. Ele salientou ainda a importância de os cidadãos terem informações e diagnósticos sobre a saúde bucal, para que não haja, mais tarde, consequências graves, como o câncer.

Trogildo disse que a Câmara está disponível para colaborar com a divulgação das ações de saúde e sugeriu que ocorra, “a exemplo de anos anteriores”, agendamento de espaço para as entidades representativas e promotoras do Maio Vermelho. O presidente da Câmara também encaminhou sugestão de pauta à TV Câmara, para que o tema seja motivo de debate em sua programação. Além disso, o vereador solicitou o apoio da assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para que seja possível o estabelecimento de estrutura compatível à realização de exames gratuitos à população desse tipo de câncer no Largo Glênio Peres, através de promoção do Ceco, no próximo dia 31. 

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof.7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)