Sessão Solene

Câmara faz homenagem pelos 130 anos da maçonaria no RS

Homenagem aos 130 anos do Grande Oriente do Rio Grande do Sul - GORGS.
Cristofoli e Cláudia exibem a homenagem aos maçons gaúchos (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje Sessão Solene para homenagear o Grande Oriente do RS (GORGS) pelos seus 130 anos de fundação. A proposição foi uma iniciativa da vereadora Cláudia Araújo (PSD). O vereador Márcio Bins Ely (PDT) presidiu a cerimônia.

Ao iniciar sua manifestação, Cláudia observou que a maçonaria, representada no Estado pelo Grande Oriente do RS, é uma das instituições mais antigas e respeitadas do planeta. No RS desde 1893, "o GORGS é uma Potência que nos enche de orgulho por suas ações sociais e filantrópicas", ressaltou ela. A vereadora destacou o princípio da caridade seguido pelos maçons e a credibilidade e respeito que a maçonaria tem junto à sociedade na qual está inserida. "Os maçons têm a caridade como filosofia de vida e seguem os princípios da fé, do amor e da fraternidade."

O grão-mestre do GORGS, Celito Cristofoli, disse que agradecimento é a primeira palavra que vem à tona com a homenagem da Câmara Municipal. "Estamos honrados, porque aqui na Capital foi fundada a segunda Potência maçônica brasileira, considerada uma das maiores do mundo." Cristofoli lembrou da história do Grande Oriente gaúcho e sua luta por um Estado e um país melhor. Acrescentou que política social é uma discussão contínua dos irmãos e que "o maçon tem por obrigação ser um homem benemerente, que auxilie os mais necessitados".

GORGS

O Grande Oriente do Rio Grande do Sul foi fundado em Porto Alegre em 14 de outubro de 1893. É a maior e mais antiga Potência Maçônica filiada à Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), instituição da qual é um dos fundadores. Na época da fundação do GORGS, várias lojas participaram ativamente e, destas, três ainda estão em plena atividade: "Luz e Ordem", "Orientação" e "Progresso da Humanidade". 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)