Plenário

Câmara homenageia a Força Aérea pelo Dia do Aviador

Homenagem ao Dia do Aviador. Na foto, Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.
Na tribuna, brigadeiro Nogueira Lopes agradeceu homenagem (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem, na tarde desta quinta-feira (24/10), à Força Aérea Brasileira (FAB) pelo Dia do Aviador, que anualmente é comemorado em 23 de outubro. Proposta pela Mesa Diretora, presidida pela vereadora Mônica Leal (PP), a cerimônia contou a presença do comandante da Ala 3, brigadeiro do ar Raimundo Nogueira Lopes, e do representante da Brigada Militar, tenente-coronel Danúbio Lisboa.

“O 23 de outubro foi o memorável dia do primeiro voo da aeronave 14-Bis - pilotada e projetada pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, em Paris, em 1906”, disse Mônica Leal, ao destacar que Santos Dumont “manifestou seu pioneirismo numa antevisão do relevante papel que o transporte aéreo viria a ter no desenvolvimento do país" e também mundialmente.

Ela saudou a diversidade de tarefas executadas pelos pilotos da FAB. “São cerca de 1.500 homens atuando e de prontidão”, disse. Segundo Mônica, além dos valores, do respeito, do dever de servir à pátria, da missão de controlar e de defender a soberania do espaço aéreo brasileiro em prol do território nacional, os pilotos trabalham por causas sociais. Registrou que são tarefas de atendimento à população carente e em situações de emergência. "Parabenizo todos os homens e mulheres que exercessem a sua profissão nos ares.”

Representante

“É uma oportunidade ímpar estar aqui neste parlamento representando a FAB”, agradeceu o brigadeiro Nogueira Lopes. Na tribuna, recordou os 78 anos da criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, que, para ele, “foi uma conquista”. A partir daí, além de Nogueira Lopes parabenizar todos os seus colegas, descreveu as atividades “das asas que protegem o Brasil”.

Contou do socorro prestado às vítimas de Brumadinho; da atuação da FAB em Moçambique, na África, por conta de enchentes; da Operação Acolhida, em Roraima; das “3 mil horas de voo e dos mais de 11 mil venezuelanos interiorizados para os municípios brasileiros”; de quando os pilotos viajam de um estado a outro em busca de órgãos a serem transplantados; e de tantas ações humanitárias que, na opinião do Brigadeiro, “nos enchem de orgulho”. 

Vereadores 

Durante a homenagem, outros vereadores e vereadoras também se manifestaram:

HONRA - Valter Nagelstein (MDB) disse estar honrado. “Reconheço na Força Aérea um repositório dos melhores valores que o Brasil construiu ao longo da sua história.” Nagelstein saudou a FAB e as pessoas que, para ele, têm “vocação de servir o país e que fazem essa página da história tão bonita”. 

MISSÃO - Comandante Nádia (MDB) citou que valores, disciplina, hierarquia, liderança e ética “são vistas nas fardas das pessoas que compõem a Força Aérea”. A parlamentar observou que “a FAB tem a missão de manter a soberania do espaço aéreo nacional, prevenindo a prática de atos hostis”. E sublinhou, igualmente, a presença feminina na instituição. “São mulheres desde pilotos a comandantes”, elogiou, ao desejar “vida longa aos filhos altivos dos ares”.

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Dia do AviadorForça Aérea BrasileiraFAB