Plenário

Câmara homenageia os 25 anos do Correio Brigadiano

Período de Comunicações em homenagem aos 25 anos do jornal Correio Brigadiano. Na foto: da esq.: vereadora Mônica Leal, diretor-geral do jornal Correio Brigadiano, Gílson Noroefe, vereador Cassiá Carpes, fundador do jornal CB, coronel Wanderlei Pinheiro
Vereadora Mônica (e), diretor Correio Brigadiano, Gílson Noroefe, vereador Cassiá, e fundador do jornal, coronel Pinheiro (d) na homenagem da Câmara Municipal (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre destinou o período de Comunicações, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (9/5), para homenagear os 25 anos do Correio Brigadiano. Com sede no Centro Histórico da Capital, o jornal foi fundado em junho de 1994. Proponente da homenagem, o vereador Cassiá Carpes (PP) lembrou que o jornal surgiu inspirado nos informativos institucionais que a Brigada Militar produzia anteriormente.

Segundo Cassiá, a públicação procura a valorização dos recursos humanos da área da segurança pública estadual, "um marco operacional do jornal", em que os comandates "são os propulsores do reconhecimento a seus subordinados". Em 1994, contou Cassiá, foram elaboradas as bases do Correio Brigadiano, firmando um compromisso mais amplo de valorização das atividades de polícia e de seus policiais, com perfil editorial específico. "Com mais de 7 milhões de exemplares já distribuído nestes 25 anos, o Correio Brigadiano, hoje, tem seu foco em toda a segurança gaúcha." O vereador acrescentou que o jornal é distribuído em todos os locais de trabalho da área de segurança do Estado, tendo compromisso com a notícia e a integração social através de eventos com a comunidade brigadiana.

Servidores

Ao receber o diploma em homenagem aos 25 anos do jornal, entregue pelo vereador Cassiá Carpes, o o diretor geral do Correio Brigadiano, Gilson Noroefé, agradeceu a homenagem e mencionou o nome de vários apoiadores do veículo. "Estamos muito honrados com a homenagem da Câmara a este patrimônio do Rio Grande do Sul", disse Noroefé.

O diretor salientou que, quando se trata de segurança pública, é preciso abordar os temas que dizem respeito ao município, onde se refletem as ações do poder público. Ele citou, como exemplo, os projetos transformados em lei e que homenageiam servidores da segurança pública, mortos em serviço, em nomes de rua em Porto Alegre. Também mencionou projetos que visam a dar melhores condições para que servidores exerçam sua atividade e aqueles que buscam o reconhecimento ao trabalho dos órgãos de segurança. "É no município que começa o trabalho da segurança pública. A homenagem de hoje ao Correio Brigadiano se estende aos servidores."

Segurança

Coordenando a sessão, a presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal (PP), destacou que o Correio Brigadiano tem a tarefa de comunicar os assuntos que interessam à família brigadiana e à comunidade em geral, com notícias da área de segurança pública. A vereadora recordou que, quando atuou como jornalista em programa diário da Rede Pampa, tinha o Correio Brigadiano entre os jornais que costumava ler sempre. "Eu me sinto muito próxima de todos vocês pela minha herança paterna e pela minha atividade como jornalista. Parabenizo aqueles que fazem e mantêm vivo o jornal."

Também se manifestaram em homenagem ao Correio Brigadiano os vereadores Nelcir Tessaro (DEM), Mendes Ribeiro (MDB), Cláudio Conceição (DEM), Hamilton Sossmeier (PSC), Aldacir Oliboni (PT) e Airto Ferronato (PSB). O ato contou ainda com as presenças do presidente do Tribunal de Justiça Militar, Paulo Roberto Mendes, e do fundador do Correio Brigadiano, coronel Wanderlei Martins Pinheiro.

Texto

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Correio Brigadiano