Institucional

Câmara participa da Semana de Mobilização para a Doação de Medula Óssea

Garcia (e) e Beto (d) lançaram a semana Foto: Tonico Alvares
Garcia (e) e Beto (d) lançaram a semana Foto: Tonico Alvares (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A cerimônia simbólica de abertura da Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea ocorreu manhã dessa segunda-feira (15/12) no andar térreo do Palácio Aloísio Filho da Câmara Municipal de Porto Alegre. O presidente da CMPA, vereador Professor Garcia (PMDB), e o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), autor da Lei 11.930/2009, que institui a referida Semana de Mobilização, batizada de Lei Pietro, deram as boas vindas às autoridades e servidores presentes.

Em seu discurso, Albuquerque agradeceu Garcia pela acolhida da iniciativa, que prevê a presença de unidade Móvel do Hemocentro, entre 9h e 13h, no estacionamento do Legislativo, fazendo a coleta dos 5 ml de sangue necessários para o cadastramento de novos doadores de medula óssea. “A Lei Pietro é uma homenagem ao meu filho, falecido em 2009, vítima de leucemia mielóide aguda. Atualmente, 65% das pessoas com doença dependem de um transplante e a ausência de doares acaba por fazer com que muitas vidas se percam”, afirmou.

O deputado federal destacou que o Brasil conta com um cadastro de pouco mais de 3,6 milhões de possíveis doadores e, destes, 300 mil são do Rio Grande do Sul. “A luta não está apenas na busca de doadores compatíveis, mas também na ampliação do número de leitos nos hospitais, uma vez que com a conscientização de doação, as cirurgias devem aumentar. Além disso, é necessário incluir na lista  de medicamentos do Sistema Único de Saúde alguns dos remédios para tratamento do transplante, como a injeção de voriconazol, por exemplo, que pode custar até R$ 13 mil cada aplicação”, concluiu.

Professor Garcia enfatizou que a Câmara Municipal procurou fazer o melhor possível para acolher a ação. “Trata-se de uma conscientização individual, senso de responsabilidade e solidariedade. Os parlamentos refletem a sociedade e promover a Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea é uma maneira de acabar com o desconhecimento em relação a esse tema que é vital”, disse, ao nominar a presença dos vereadores Alceu Brasinha (PTB), Alberto Kopittke (PT), Airto Ferrronato (PSB), Jussara Cony (PCdoB), Bernardino Vendrusculo (PROS) e Paulinho Motorista (PSB).

A Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea segue até o dia 21 de dezembro, com atividades de esclarecimento sobre a doença. Atualmente, o Brasil registra cerca de 10 mil novos casos de leucemia.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)