Presidência

Câmara realiza cerimônia de reabertura do Plenário Otávio Rocha

  • Reabertura do plenário Otávio Rocha.
    Villela (c) lembrou que reforma estava prevista há décadas (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Reabertura do plenário Otávio Rocha.
    Obras levaram quase dois meses (Foto: Josiele Silva/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje (21/9), pela manhã, o Ato de Conclusão das Obras de Revitalização e cerimônia de reabertura do Plenário Otávio Rocha. A reinauguração do espaço foi realizada pelo vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Guilherme Socias Villela (PP), no saguão em frente ao plenário. O vice-presidente contou que uma nova reforma foi muitas vezes tentada na década de 70. “Fui procurado, como prefeito municipal até 1983, por alguns vereadores que lembrei-me aqui, o principal deles, o líder Aloísio Filho que tem a denominação deste palácio”. Villela contou que lembra da presença do vereador em questão, solicitando a ele, como prefeito da época, que desse andamento às obra fundamentais da Câmara. 

A atual obra do Plenário Otávio Rocha durou cerca de dois meses e, nesse período, as sessões plenárias foram realizadas no Plenário Ana Terra. Villela também falou na cerimônia sobre as mudanças realizadas na reforma. “Com a substituição do piso e do carpete, a renovação das instalações elétricas, a sonorização e adição de rampas para facilitar a acessibilidade e ampliação dos espaços das galerias”, ressalta o vice-presidente. O parlamentar também contou que a renovação foi importante para a Casa pois a estrutura do plenário estava deteriorada por cupins e a até mesmo com a estética ultrapassada. “As galerias tiveram as cadeiras totalmente substituídas, assim como as luminárias antigas, trocadas por versões LED, mais econômicas. Também foram instalados balizadores (luzes junto ao piso), para situações de queda de energia”, comentou o vereador.

Também estiveram presentes o diretor-geral da Câmara, Roberto Kraid, o diretor administrativo, Álex Brandão, o diretor legislativo, Luiz Afonso de Melo Peres, a diretora de patrimônio e finanças em exercício, Claudia Marques Nunes, o chefe do setor de obras, engenheiro Paulo Demingos, servidores do legislativo municipal e demais envolvidos na reforma do plenário.

Texto: Guilherme Sampaio (reg. prof. 18405)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)