Plenário

Câmara recebe Programa de Metas do governo municipal

Pela primeira vez, a Prefeitura encaminha ao Legislativo plano com prioridades da gestão.

  • Prefeito Nelson Marchezan Jr. encaminha o Programa de Metas 2017-2020 à Câmara. Na foto: Prefeito Nelson Marchezan Jr. e presidente da CMPA vereador Cassio Trogildo.
    O prefeito entregou o documento ao presidente Cassio Trogildo (d) (Foto: Josiele Silva/CMPA)
  • Prefeito Nelson Marchezan Jr. encaminha o Programa de Metas 2017-2020 à Câmara.
    Marchezan Júnior e secretariado estiveram no Plenário Otávio Rocha (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Pela primeira vez na história de Porto Alegre, a Câmara Municipal recebeu um plano de metas para a gestão do poder Executivo. O ato ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (30/3), com o comparecimento do prefeito municipal Nelson Marchezan Júnior ao Legislativo. Junto ao vice-prefeito Gustavo Paim e a secretários municipais, Marchezan realizou a entrega do Programa de Metas de Porto Alegre (Prometa) 2017-2020 ao presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), no Plenário Otávio Rocha.

O Prometa foi incluído na Lei Orgânica Municipal pelo Legislativo em 2015, definindo que todo prefeito eleito deve apresentar, em até 90 dias depois da posse, um programa contendo as prioridades da gestão. “O nosso plano se divide em três eixos estratégicos (desenvolvimento social; infraestrutura, economia, serviços e sustentabilidade; e gestão e finanças), e estamos cientes da responsabilidade que se deve ter ao estabelecer normas de acordo com o que efetivamente pode ser atingido”, declarou o prefeito.

Marchezan destacou que o Prometa 2017-2020 foi desenvolvido por todas as secretarias municipais, com a coordenação da pasta de Gestão e Planejamento, e contém os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. “Estamos dispostos a trabalhar nele e segui-lo como um guia de governo, discutindo as pautas, metas e objetivos estabelecidos”, garantiu o chefe do Executivo, descrevendo o plano como "extremamente construtivo" e repassando a versão oficial do Prometa 2017-2020 a Trogildo .

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)