Plenário

Campanha e efeméride contra violência a idosos são propostos

  • Primeira Reunião da Frente Parlamentar do Idoso
    Junho Violeta seria destinado à conscientização da violência contra a pessoa idosa (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador Alvoni Medina.
    Vereador Alvoni Medina (Republicanos) é o proponente (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador Alvoni Medina (Republicanos) que institui a campanha Junho Violeta – Violetas contra a violência e inclui a efeméride Mês de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – Junho Violeta no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município, a ser realizada no mês de junho. A campanha proposta desenvolverá ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra a pessoa idosa.

O projeto prevê que a campanha Junho Violeta – Violetas contra a violência tem como objetivo: apoiar a realização de seminários, palestras, eventos e atividades educativas com o fim de conscientizar a população a respeito da proteção às pessoas idosas; reuniões para conscientização dos idosos, dos seus grupos familiares e dos seus cuidadores a respeito dos tipos de violência física, psicológica, financeira e sexual, bem como sobre a negligência e o abandono e sobre as formas de evitá-los; divulgação nas diversas mídias e espaços públicos para dar visibilidade ao tema, estimulando a prevenção ao abandono e à negligência de pessoas idosas, empregando recursos visuais de impacto; implementação de meios e canais destinados à denúncia ou representação perante conduta de agressão e de não atendimento aos direitos da pessoa idosa; ações direcionadas à pessoa idosa, por meio de atividades integradas, que  envolvam a população, os órgãos públicos e as organizações que atuam na área; e ações que destaquem o uso simbólico da cor violeta para referenciar a campanha.

“A iniciativa de lançar a campanha Junho Violeta com o tema ‘Violetas contra a violência’ e o lema ‘Dignidade e respeito para com a pessoa idosa’ surgiu em São Paulo, no Serviço Franciscano de Solidariedade e em parceria com a Associação dos Bancários Aposentados. Idealizada pelo jovem mineiro Romulo Leandro Alves, a campanha Junho Violeta tem como objetivo a mobilização da população, utilizando a cor violeta como símbolo da luta contra a violência ao idoso”, justifica o vereador.

De acordo com a pesquisa do parlamentar, o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída, no ano de 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não a aceitar.

Medina afirma que, no ano de 2025, o Brasil estará em sexto lugar na escala mundial de população idosa em números absolutos, isto é, com mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representará cerca de 15% da nossa população total. Ainda de acordo com Alvoni Medina, o Brasil já possui mais de 30 milhões de pessoas que estão acima dos 60 anos de idade. Somente no ano de 2017, o Disque 100 recebeu 33.133 denúncias de violência contra idosos, com 68.870 violações. Seja imposta pelos próprios familiares (76,3% dos casos), por empregadas domésticas, cuidadores ou por funcionários de instituições de saúde, os idosos não têm como se defender diante de maus tratos, da negligência (76,84%), do abandono, do abuso financeiro (42,82%), e da violência física ou psicológica (56,47%).

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Junho Violetaviolência contra idosos