Comissões

Cece discute venda de sede do Clube do Professor Gaúcho

Comissão recebeu reclamações sobre venda da sede Zona Norte Foto: Kaiser Konrad
Comissão recebeu reclamações sobre venda da sede Zona Norte Foto: Kaiser Konrad

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal se reuniu, na manhã desta terça-feira (26/2), com professores da rede estadual de ensino. Insatisfeitos com a venda da sede Zona Norte do Clube Professor Gaúcho, alguns docentes procuraram a Comissão para tentar um diálogo com a diretoria da entidade. A área em questão, na Zona Norte, localiza-se na Rua Tenente Ary Tarragô, n° 2080, sendo uma das quatro sedes do Professor Gaúcho.

A denúncia dos professores, representados pela professora Vera Maria Lopes, é de que os associados foram comunicados da venda em uma correspondência em dezembro de 2007. A mesma carta informava ainda que poderiam utilizar essa sede até o final de fevereiro de 2008. Os professores também foram avisados de que o local seria vendido por R$ 780 mil, para quitar dívidas trabalhistas. "Quando pedimos esclarecimentos sobre o processo e sobre o Estatuto, não obtivemos", ressaltou Vera.

Segundo o advogado do grupo de professores, Rodrigo Baptista dos Santos, foram negadas aos sócios informações fundamentais para elucidar os fatos. "Não é justo retirar um dos poucos patrimônios que os professores têm", observou, lembrando que a sede da Zona Sul fica a mais de 20km da Zona Norte. "Daremos entrada a um procedimento cautelar onde será solicitado que o Clube demonstre o procedimento da venda. Trabalhamos, até agora, com muitas especulações, mas fatos reais e palpáveis, não existem".

A vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Cece, explicou para o grupo que esteve reunida com a diretoria do Clube na semana passada. "Eles não compareceram à esta reunião com o argumento de que muitos membros estão de férias ou fora da Capital". Sofia disse ainda que, a diretoria se dispôs a receber a comissão e professores.

"O problema é de diálogo, de transparência. E os professores estão cobertos de razão, porque esse é o lugar de lazer deles", afirmou a vereadora. "Acho lamentável que o Clube tenha dispensado os sócios de revitalizar aquele espaço", concluiu, comentando a crítica dos professores de que, ao se colocarem à disposição para realizar oficinas e atividades na sede, as propostas foram rejeitadas pela diretoria.

A Cece deverá pedir à diretoria do Clube, ainda nesta terça-feira, uma cópia do Estatuto para análise. Será também marcada uma nova reunião da Comissão, com a presença da diretoria do Clube e dos professores, para os próximos dias.

Também participaram da reunião os vereadores João Antônio Dib (PP) e Margarete Moraes (PT).

Taidje Gut (reg. prof. 13614)