Comissões

Cedecondh visita nova sede do Procon

Ferri (e) mostra aos vereadores materiais educativos do Procon Foto: Pedro Revillion
Ferri (e) mostra aos vereadores materiais educativos do Procon Foto: Pedro Revillion

A fim de conhecer as novas dependências do Procon em Porto Alegre, a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal visitou, na tarde desta terça-feira (3/6), a nova sede do órgão inaugurada em fevereiro deste ano. “É do interesse da comissão saber dos principais problemas enfrentados pelos consumidores porto-alegrenses”, explicou o presidente da Cedecondh, vereador Guilherme Barbosa (PT).

De acordo com o coordenador-geral do Procon, Omar Ferri Jr., em apenas três meses de trabalho já foram contabilizadas cerca de 3,5 mil reclamações de consumidores na cidade. O maior alvo de críticas dos clientes refere-se aos serviços de telefonia, TV a cabo e Internet – configurando um total de 38% das ocorrências. “Estes setores não correspondem às exigências dos consumidores porque, muitas vezes, eles realizam contratos e oferecem serviços à distância”, afirmou Ferri.

Conforme argumentou, cerca de 92% do total de registros são resolvidos pelo Procon. “Deste número, 84% são solucionados através da intermediação harmoniosa entre o órgão e os fornecedores de produtos”, revelou. Na impossibilidade de negociação, o Procon entra com processos administrativos para amparar os clientes. Existem hoje cerca de 120 processos em andamento. Os valores das multas cobradas variam de R$ 270 a R$ 5 milhões e os pagamentos são destinados ao Fundo Municipal de Porto Alegre. A nova estrutura do Procon conta com 41 servidores e funciona das 9h às 16h na Rua dos Andradas, 686.

Ao elogiar o trabalho desenvolvido, Guilherme sugeriu que os membros do Procon compareçam à Câmara Municipal para esclarecer os vereadores sobre os direitos e deveres do consumidor. “É importante que este órgão ajude na informação sobre as relações de consumo, os serviços, os fornecedores, as reclamações e os contratos. Desta maneira, garantiremos mais segurança aos que usufruem de serviços”, reiterou. A vereadora Maria Luiza (PTB) também compareceu à visita.

Mais informações acesse http://www2.portoalegre.rs.gov.br/procon/

Ester Scotti (reg. prof. 13387)

Ouça:
Procon da Capital deve usar período de Comunicações