Comissões

Cefor debate qualidade do gasto público

Izabel (d) disse que objetivo é melhorar sempre os serviços prestados Foto: Tonico Alvares
Izabel (d) disse que objetivo é melhorar sempre os serviços prestados Foto: Tonico Alvares
A secretária municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento, Izabel Matte, participou nesta terça-feira (8/4), de uma reunião na Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) para discutir a Qualidade do Gasto no Setor Público, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Segundo a secretária, o Executivo municipal tem buscado a qualidade no gasto público. “A gestão a gente não impõe e sim conquista. A nossa intenção é, e continuará sendo, melhorar os serviços prestados à população” explicou.

Izabel Matte disse que a Prefeitura assinou recentemente Contratos de Gestão de cada área. Nos 37 contratos assinados, constam 280 metas de curto, médio e longo prazo. Os gestores de cada órgão municipal vão liderar o processo buscando o envolvimento das equipes técnicas. Com metas, ações e prazos que foram previamente definidos, os porto-alegrenses vão poder acompanhar o processo pelo Portal Transparência. “Todos os 37 contratos, bem como o desenvolvimento das ações e as avaliações periódicas serão disponibilizadas no site da PMPA”, destacou a secretária. 

Durante a reunião, a secretária também comentou que a adesão do ponto eletrônico foi alvo de críticas e contestações por parte de entidades que representam empregadores e trabalhadores. “A prefeitura tem muita dificuldade para fiscalizar quem cumpre horário”, informou. 

O presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), vereador Valter Nagelstein (PMDB), informou que o orçamento da prefeitura supera R$ 5 bilhões. “A população tem o direito de saber como esse dinheiro é gasto e como o governo fiscaliza”, esclareceu. Segundo Nagelstein, “apesar das dificuldades relatadas pela secretária, a prefeitura tem avançado com mais celeridade e transparência”. 

Participaram da reunião os vereadores Guilherme Socias Villela (PP), Idenir Cecchim (PMDB) e João Carlos Nedel (PP).

Texto: Guga Stefanello (reg. prof.12.315)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)