Tribuna Popular

Centro Acadêmico André da Rocha completa 100 anos

100 Anos do CAAR.Na tribuna o Sr. Luiggi Giovani de Moraes.
Luiggi Bertaco é o presidente do Centro Acadêmico do Direito da Ufrgs (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, no período de Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (12/11), o Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para celebrar os 100 anos do centro estudantil e também a fundação, neste ano, da Associação de Ex-Alunos da Faculdade de Direito.   

Pela primeira vez no Legislativo municipal, Luiggi Giovani de Moraes Bertaco, presidente do CAAR, declarou que todo movimento estudantil deve ocupar espaços democráticos. Ao resgatar um pouco da história da instituição e sua relação com o cenário político, Bertaco também falou sobre as demandas dos estudantes que o centro representa. Durante seu discurso, o presidente do centro acadêmico lembrou que a instituição já passou por períodos nebulosos da política brasileira, como a luta pela democratização e enfrentamento da ditadura militar. Com a Constituição de 1988, Bertaco ressaltou que entidade está em todas as estruturas da universidade, como um movimento estudantil que trabalha muito e utiliza sua voz na representação dos alunos. "Para mudar a vida das pessoas. Pensar e fazer". 

O peso e a tradição centenária do CAAR foram os outros pontos ressaltados pelo presidente da entidade estudantil. De acordo com ele, a entidade visitou recentemente a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para articular a gratuidade da carteira OAB para estagiários, dentre outras iniciativas com diversas instituições. Segundo Bertaco, o grupo de estudantes do centro acadêmico é plural, formado por diferentes vertentes ideológicas.

A respeito da associação de ex-alunos, ele explicou que foi uma medida tomada atrás de soluções para a falta de recursos da instituição para ex-alunos, a fim de fortalecer a faculdade que forma pessoas influentes cotidianamente. Por fim, Bertaco reiterou que o CAAR defende o ensino público de qualidade. "A educação é um motor essencial de transformação social", completou. Ainda conforme destacado por ele, na instituição já passaram dois presidentes da República, assim como diversos magistrados renomados pelo país. Atualmente, o curso de Direito da UFRGS possui em torno de dois mil estudantes. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)