COMISSÕES

CIEE-RS apresenta projetos à Cece

Reunião ordinária da CECE - Pauta: Visita ao CIEE
Vereadores da Cece foram recebidos no CIEE nesta terça (Foto: Júlia Urias/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre reuniu-se hoje (26/3) no Centro de Integração Empresa - Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS), no bairro São João, na zona norte de Porto Alegre. A visita foi conduzida pelo presidente da Cece, vereador Conselheiro Marcelo (PSDB), e proposta pela vereadora Mari Pimentel (NOVO), após o pedido da entidade para apresentar seus projetos de integração de jovens ao mercado de trabalho.

O CIEE-RS atua há 55 anos no Rio Grande do Sul com o objetivo de iniciar o contato de jovens com o setor profissional através de programas de profissionalização, aprendizado e estágios, promovendo o desenvolvimento social. Em 2018, passou a atuar também em programas sociais em conjunto com o Estado no Programa de Oportunidades e Direitos Socioeducativo (POD). "O POD, quando foi criado, atuava em dois municípios do Estado e atendia no máximo 180 jovens por ano. Nós assumimos em 2018 e começamos trabalhando com oito mil jovens do Estado inteiro, em mais de 60 municípios. Há uma diferença significativa nos recursos e também na metodologia", explicou Lucas Baldisserotto, diretor-executivo do CIEE-RS.

O POD Socioeducativo foi desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e é gerido pelo CIEE-RS em todo o Estado, promovendo a reinserção do jovem egresso da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE-RS). O programa oferece assistência psicológica, capacitação profissional e bolsa auxílio, buscando reduzir a reincidência infracional desses jovens. "Esse programa proporcionou insumos para que possamos trabalhar dentro das casas da Fase no sistema fechado. Já se formaram mais de 1.046 jovens neste programa, em regime fechado", reforçou Baldisserotto.

Após observar os resultados do POD, em 2024 foi implementado pelo CIEE o projeto Jovem 360, voltado para jovens em vulnerabilidade social de maneira mais abrangente nas áreas culturais, educativas, de saúde, física e mental, além da profissionalização e acompanhamento familiar. "Esse programa é um dos mais completos e tem a intenção de trabalhar desde a saúde do jovem até o bem-estar, educação, cultura, lazer, além de abordar a diversidade e a educação digital. Trabalhamos com jovens adultos do cadastro único em todos esses aspectos", explicou o ceo.

"Esse projeto é um teste que estamos realizando e depois vamos disponibilizá-lo para o mercado municipal caso as prefeituras achem que o programa traz resultados. Evidentemente, nosso programa está sendo muito bem elaborado e atua diretamente com pessoas em vulnerabilidade social", afirmou o presidente do CIEE-RS, Marivaldo Tumelero.

Os vereadores presentes na reunião, Mari Pimentel (NOVO), Jonas Reis (PT), Hamilton Sossmeier (PODE) e Conselheiro Marcelo (PSDB), membros da comissão, se dispuseram a propor uma Tribuna Popular, dando espaço para entidade apresentar seu trabalho e projetos aos parlamentares e ao público em geral.

Texto

Brenda Andrade (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)