Sessão Solene

Cirurgião Jefferson Luís Braga da Silva é agraciado com título de Cidadão

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Jefferson Luis Braga da Silva.
Pujol, Jefferson e Nagelstein na entrega do título esta noite (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

O título de Cidadão de Porto Alegre foi entregue, na noite desta sexta-feira (16/8), ao médico cirurgião Jefferson Luís Braga da Silva, que também é professor e administrador universitário, pesquisador, membro do CNPq e membro emérito de entidades nacionais e internacionais voltadas à área cultural e profissional da medicina. A homenagem, proposta pelo vereador Valter Nagelstein (MDB), foi presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM).

Na tribuna, Nagelstein afirmou que nesta noite se celebra a história de um homem que por força de sua trajetória se fez incluir entre as pessoas ilustres dessa cidade. O parlamentar lembrou a obra de Michelangelo que retrata Deus e Adão. “Nessa pintura estão as mãos de ambos, significando que a conexão entre os homens e Deus é a mão e é justamente essa a especialidade do nosso homenageado: as mãos”, relatou exaltando a relevância e a excelência de uma dedicação profícua na busca e disseminação do conhecimento científico em prol da humanidade alcançada por Jefferson.

“Hoje enaltecemos um filho que escolheu este município para estabelecer-se profissional e socialmente e que, com seu trabalho, elevou o nome de Porto Alegre para o além-mar, em terras estrangeiras, por onde divulga sua obra literária, com sua requisitada presença nas mais variadas atividades que são inerentes aos pesquisadores e profissionais de medicina”, finalizou Nagelstein, acrescentando que o conhecimento e a pesquisa alavacam uma cidade rumo ao desenvolvimento.

Já condecorado com o título de Cidadão da capital, Jefferson Luís Braga da Silva disse ter um apego sentimental por Santa Maria, mas que a vida o trouxe para Porro Alegre, cidade que lhe deu muitas oportunidades e desafios. “Sou exigente, mas justo. O título me deixa muito honrado, mas devo reconhecer que é impossível chegar aqui sem ter amigos e parceiros, pessoas que gostam de ti”, declarou. Emocionado, ele ainda agradeceu a todas as pessoas que fazem e fizeram parte de sua caminhada. “Agradeço ao vereador Valter pela proposta; à minha família que sempre me apoiou e compreendeu as minhas ausências; e aos meus amigos, colegas e alunos”, disse emocionado.

Trajetória

Natural de Santa Maria (RS), o homenageado também é revisor de publicações científicas periódicas, nacionais e estrangeiras. Autor de rica bibliografia de artigos, capítulos, trabalhos e livros técnico-científicos de medicina, o médico é palestrante e conferencista em simpósios no Brasil e no exterior, orientador de trabalhos acadêmicos de graduação, pós-graduação, iniciação científica, especialização, doutorado e pós-doutorado. “Seu trabalho, levado a efeito nas pesquisas relativas a utilização de células-tronco, dá a dimensão da importância contemporânea de seu esforço para o desenvolvimento de terapias voltadas a regeneração nervosa, engenharia tecidual, entre outras igualmente importantes”, afirma Nagelstein.

Também prestigiaram a sessão a esposa do homenageado, Veronique Braga da Silva, e o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira. 

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg.prof. 13688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)