SEGURANÇA PÚBLICA

Comandante Nádia (PMDB) participa da reabertura do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano

A vereadora Comandante Nádia com o secretário da Segurança, Cezar Schirmer, o deputado estadual Tiago Simon (PMDB), e os demais parlamentares integrantes da bancada do PMDB na Câmara Municipal.
A vereadora Comandante Nádia com o secretário da Segurança, Cezar Schirmer, o deputado estadual Tiago Simon (PMDB), e os demais parlamentares integrantes da bancada do PMDB na Câmara Municipal. (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A vereadora Comandante Nádia (PMDB) participou hoje (29) pela manhã da reabertura do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano. O ato contou com a presença do secretário estadual de Segurança, Cezar Schirmer, que apresentou o Plano Estadual elaborado para o setor. 

Ao fazer uso da tribuna, a vereadora Comandante Nádia cumprimentou os colegas parlamentares que se encontravam no Plenário Otávio Rocha e registrou que os presentes estão interessados na melhoria da segurança pública na cidade. “Abro um parêntese que serve para refletirmos que aqui hoje não se encontram alguns colegas de esquerda que tanto levantam bandeiras e depois vão reclamar da segurança pública na rua”, observou.

Referindo-se ao secretário Cezar Schirmer, a Comandante Nádia afirmou que se sentiu contemplada com a fala “forte, verdadeira e muito legítima” do chefe da SSP. “Vivemos um sentimentalismo tóxico, que é aquele populismo barato, que as pessoas até ontem passavam a mão por cima do criminoso, que era vitimado, visto como vítima da sociedade”, afirmou. “Quando um carro é recolhido, a culpa é da EPTC, não do dono que deixou de pagar o IPVA. O criminoso preso é culpa da sociedade. Temos de fazer esta reflexão”.

No entendimento da vereadora, as urnas e as eleições mostraram que já chega. “Desde pequenas, as crianças já sabem o que é certo. Temos de ter o comprometimento de falar o que está errado”, observou. “Os pequenos delitos crescem e viram grandes delitos, latrocínios e homicídios. São jovens que têm fichas imensas e ainda estão nas ruas. Todos os dias aumenta a horda da criminalidade, e a população não aguenta mais”.

Nesse sentido, a vereadora Comandante Nádia destacou a importância da reativação do Comitê de Segurança por parte da Câmara Municipal. “Não fiquemos mais nas discussões, e sim nas atitudes que as pessoas esperam de nós”, afirmou. “A contratação de policiais civis e militares, secretário, é imperioso. Não podemos mais ter uma Brigada Militar e uma Polícia Civil com menos efetivo do que tínhamos há dez anos enquanto a população cresceu e a criminalidade está aí”, acrescentou. “Da mesma forma, prefeito, Guardas Municipais são imperiosos”.

A vereadora concluiu sua fala citando Martin Luther King, líder ativista dos direitos civis dos negros norte-americanos: O que me preocupa não é o grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons. “Não fiquemos calados”, finalizou a Comandante Nádia.

Além da Câmara Municipal de Porto Alegre, integram o Comitê Permanente de Segurança Metropolitano as seguintes entidades: Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Associação dos Comissários de Polícia (ACP), Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militar (Asstbm), Fórum Latino Americana de Defesa do Consumidor (FEDC) e Parlamento Metropolitano em 2016.

Texto: Ana Cristina Rosa