Comissão

Cece entrega a prefeito relatório do projeto Plenária do Estudante

Eliseu recebeu relatório da Plenária Foto: Kaiser Konrad
Eliseu recebeu relatório da Plenária Foto: Kaiser Konrad

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes (Cece) realizou nesta terça-feira (20/6) duas pautas. Na primeira, discutiu o convênio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) com a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal da Capital. Depois, os integrantes da Cece foram até a Prefeitura da Capital para entregar o relatório pertinente ao projeto Plenária do Estudante, relativo ao período de 2003 a 2005, desenvolvido pelo Memorial da CMPA. Na Prefeitura, a Cece foi recebida pelo prefeito em exercício, Eliseu Santos.

Estudante

O Coordenador do Memorial da Câmara Municipal, Jorge Barcellos, entregou a Eliseu Santos o relatório dos últimos três anos da Plenária do Estudante, contendo projetos desenvolvidos pelos alunos das escolas públicas e privada da Capital. Barcellos disse na ocasião que a Câmara tem recebido cerca de 20 escolas por ano, mas que este número poderia ser bem maior se o Legislativo pudesse disponibilizar transporte às instituições carentes. Disse que os projetos desenvolvidos pelos estudantes contemplam, principalmente, as questões relacionadas com a saúde, educação e custo com o transporte coletivo.

Eliseu Santos prometeu ler o material produzido: “Deve conter idéias puras e sonhos que brotam dos jovens.” Eliseu também prometeu intermediar contato com a Receita Federal para tentar disponibilizar, entre os veículos apreendidos pelo órgão, um ônibus para a Câmara fazer o transporte de estudantes.

Convênio

A direção da EPA esteve na Cece para buscar apoio ao convênio que mantém com a Prefeitura. A diretora Márcia Gil Rosa disse que a renovação do convênio, que deveria ser em fevereiro, só foi acertada em maio. Foi sugerida a ampliação do período de renovação, que atualmente é anual. A escola atende a jovens em situação de rua e mantém convênio com a Câmara, com o objetivo de inclusão educacional e no trabalho. Desenvolvem atividades como jardinagem e com papel reciclável.  A diretora observa que é preciso evoluir e ampliar as atividades.

A representante da Secretaria Municipal da Educação, Joyce Pernigotti, garantiu que a Smed está apreciando a possibilidade de ampliar o convênio: “O EPA  é precursor de um trabalho que deve ser ampliado.” Ainda durante o encontro, a representante da Associação de Apoio ao Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente (Asafom), Haidê Vargas, anunciou que a entidade estava retirando a sua participação para que uma outra instituição civil assuma o papel de âncora. A vereadora e presidente da Cece, Manuela d’Ávila (PCdoB), disse que fará contato com o Sindicato dos Metalúrgicos para consultar sobre essa possibilidade.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)