Transportes

Comissão Especial que analisará isenções nos ônibus será instalada neste mês

Vereadores querem ouvir todas as partes atingidas pelas mudanças propostas pelo Executivo

Parada de ônibus
Sistema de transporte será analisado pelos vereadores (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre deve instalar até o final de agosto uma Comissão Especial para discutir os seis projetos do Executivo que alteram as regras em vigor para usuários e permissionários de transporte público na Capital. A informação foi dada no fim da tarde desta sexta-feira (4/8) pelo presidente do Legislativo, vereador Cassio Trogildo (PTB). A proposta da comissão foi apresentada pelo líder do governo na Câmara, vereador Cláudio Janta (SD), e aprovada em reunião da Mesa Diretora e dos líderes partidários.

Conforme Trogildo, a Comissão Especial será composta por 12 vereadores indicados proporcionalmente pelas bancadas. “A comissão deve trabalhar semanalmente com cada setor envolvido - EPTC, estudantes, idosos, pessoas com deficiência e rodoviários - e, ao final dos encontros, deve ser realizada uma audiência pública”, explicou. O presidente ressaltou que o sistema de transporte em Porto Alegre está comprometido. “O próprio modelo está em falência. As revisões são necessárias e importantes. Mas será que são estas as medidas necessárias? Queremos analisar", destacou.

Conforme o líder do governo, Cláudio Janta (SD), o prefeito Nelson Marchezan concordou em suspender a tramitação da proposta por 120 dias. "Ele aceitou nosso pedido, para que a gente ouça todos os envolvidos", declarou.



Texto: Assessoria de Imprensa CMPA
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)