Comissão Representativa

Comunicações

Toni Proença Foto: Elson Sempé Pedroso
Toni Proença Foto: Elson Sempé Pedroso

Na reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre de hoje (7/6) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

SEGURANÇA - Adeli Sell (PT) disse que apresentou novamente pedido de instalação de comissão especial para investigar a segurança privada ilegal em Porto Alegre. Conforme o vereador, dados oficiais mostram que para cada um emprego formal no setor, há quatro ilegais. "Aqui não é o Rio de Janeiro. Aqui não tem lugar para milícias, para a máfia." (MAM)

UPA - Dr. Raul (PMDB) informou que dentro de 30 dias devem ser iniciadas as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Centro Vida, na zona Norte da cidade. Segundo ele, a unidade vai desafogar as emergências dos hospitais e qualificar o atendimento médico na região. "A UPA será um marco na saúde pública numa das regiões mais necessitadas da cidade." (MAM)

CICLOVIA - Engenheiro Comassetto (PT) classificou como uma mentira a ciclovia na Capital. Disse que dos 7,6 km de pista anunciados pela imprensa, um trecho de 1,5 km, em Ipanema, já existe há muito tempo e outro, de 1 km na Restinga, não passa de uma faixa pintada na Avenida Nilo Wollf. "O resto que se está fazendo na Restinga é em cima da calçada. Mas se a ciclovia está sendo feita na calçada, onde os pedestres vão andar?" (MAM)

AVANÇOS - Nilo Santos (PTB) disse que a cidade tem avançado com as obras que estão sendo executadas. "Não é apenas maquiagem, como a pintura de meio-fio. São obras para o futuro da cidade." O vereador também pediu apoio dos vereadores do PT para agilizar a liberação de verbas federais para a duplicação da Vicente Monteggia. "O projeto já está há meses em Brasília e até agora não houve retorno." (MAM)

SELETIVO – Paulo Marques (PMDB) disse que protocolou projeto com objetivo de que a região sul da cidade tenha transporte seletivo especialmente para os bairros Restinga e Belém Novo. "A cidade cresceu e é preciso enfrentar o problema". Marques lembrou que existem na região o Fórum, o Pólo Industria a Escola Técnica e o Hospital. Para ele as pessoas que se deslocam para lá muitas vezes enfrentam os meios de transporte lotados. "Um transporte seletivo, com tarifa especial, poderá facilitar". (RT)

CICLOVIA – Reginaldo Pujol (DEM) disse que, com relação a chuvarada da semana passada, a Restinga passou por vários problemas. "Mas, o bairro mais sofreu foi com o crescimento desordenadamente nos 16 anos do governo do Partido dos Trabalhadores". De acordo com ele não existiu fiscalização e projeto habitacional. “Essa foi a região com mais problemas nos dias da chuvarada, o que faltou na época foi o controle desordenado pelo PT”, argumentou. (RT)

CRESCIMENTO – Toni Proença (PPS) afirmou que a construção civil está crescendo e enfrentando o problema da contratação de mão de obra qualificada. "È importante que os jovens sejam capacitados para o trabalho". Com as obras para a Copa de 2014, lembrou, o mercado de trabalho ficará mais aquecido. Para isso, disse Toni Proença, as empresas precisam proporcionar uma oportunidade de melhoria na qualificação de mão de obra. (RT).

ENCHENTE – Carlos Todeschini (PT) disse que ocorreu enchente em Porto Alegre que deixou ciclovias embaixo d’água. "No governo petista houve dragagem de arroios". Segundo ele, a prefeitura não tem cumprido com suas obrigações. “Isso inclui obras de dragagem no Arroio do Salso. Se nada for feito a população continuará em áreas de risco”, alertou. Todeschini disse que a oposição fez uma manifestação na comunidade, em que se fez uma paralisação na avenida Juca Batista, na terça-feira passada. (LO)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)