Plenário

Comunicações temáticas / Ciclista Cidadão

O período de Comunicações Temáticas da sessão plenária de hoje (3/11) debateu o projeto Ciclista Cidadão. As manifestações dos vereadores foram as seguintes:

PIRULITOS - Bernardino Vendruscolo (PMDB) mostrou fotos de obstáculos existentes nas vias e calçadas da cidade. Criticou a colocação dos chamados pirulitos, canos de ferro ou concreto que atrapalham a circulação de ciclistas e pedestres. "Aqui, a 50 metros da Câmara, colocaram obstáculos de concreto na calçada do prédio da Receita Federal." A colocação de contêineres nas calçadas também sofreu críticas do vereador. (MAM)

REGRAS – Sebastião Melo (PMDB) afirmou que a vida na Cidade é muito complexa e tem muitas coisa boas. Um aspecto importante para ele são as regras de convivência. De acordo com Melo, o cidadão que utiliza o carro também não tem consciência da sua responsabilidade. Para ele, o poder público deve fazer sua parte na educação, fiscalização "e na parte mais sensível, que é o bolso". (RT)

TRÂNSITO – Carlos Todeschini (PT) entende que o assunto do respeito ao trânsito é muito complexo. "O mais forte deve respeitar o mais fraco." Conforme ele, o veículo é visto como uma área de empoderamento. Na cidadania do trânsito em suas modalidades, todos tem responsabilidades." Para ele, o problema é cultural, e todos devem fazer sua parte para se ter um transito cidadão. (RT)

MOTOR – Adeli Sell (PT) lembrou que o motor foi o precursor da modernidade e do bem estar da humanidade. Segundo Adeli, hoje o motor se torna uma doença, pois a poluição causa problemas de saúde e as cidades estão lotadas de automóveis. A locomoção é mais rápida, conforme Adeli, quando é feita de bicicletas, mas é preciso conscientizar as pessoas.  “Ciclista cidadão que respeita os outros também precisa ser respeitado”, afirmou. (RT)

CAMPANHA – Elói Guimarães (PTB) lembrou que o trânsito já matou mais do que todas as guerras juntas. "A educação é fundamental, e todos devem seguir." Para ele, o automóvel é uma arma. "Basta ligar o veículo e estamos engatilhando uma arma." Para ele, campanhas no sentido de conscientizar e respeitar é fundamental para que se tenha uma cidade sem mortes. Elói disse ainda que deve ser feito um mutirão no sentido de educar as pessoas. (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)