Plenário

Corrida e caminhada são destaques no Dia Mundial da Saúde

Cláudia Lucchese propôs a criação do Dia Municipal da Corrida de Rua Foto: Ederson Nunes/CMPA
Cláudia Lucchese propôs a criação do Dia Municipal da Corrida de Rua Foto: Ederson Nunes/CMPA (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
No período especial de Comunicações desta quinta-feira (7/4), quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu Cláudia Ramos Lucchese, presidente da Câmara Técnica de Corrida de Rua do Conselho Regional de Educação Física (Cref/RS). Ela destacou a importância da atividade física como forma de prevenir doenças.

“A Organização Mundial da Saúde define que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Por isso, vale destacar um termo criado em 1970 que fala que devemos trabalhar na promoção da saúde, pois a prevenção é que tira as pessoas dos hospitais e garante qualidade de vida”, afirmou.

Cláudia destacou a atuação da Câmara Técnica do Cref/RS, que busca proporcionar orientação técnica para a realização segura de corridas e caminhadas. “É a segunda atividade que mais tem praticantes no país”, disse. “Todo mundo sabe caminhar. E isso traz benefícios, como a melhora da saúde cardiovascular, saúde mental, saúde social e saúde ambiental, já que quem caminha utiliza menos o carro.”

A representante do Cref/RS também propôs que seja criado o Dia Municipal da Corrida de Rua, em 24 de abril, que marca a realização da primeira Maratona de Porto Alegre pelo Corpa em 1983. Cláudia sugeriu que o projeto de lei seja encaminhado pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB), que substitui o vereador Professor Garcia (PMDB), que tem formação como profissional de Educação Física e se encontra afastado da Câmara em licença-saúde.

Vereadores

Jussara Cony (PCdoB) destacou que a saúde precisa ser encarada como bem-estar e estilo de vida ativo. “Talvez seja um sonho, mas eu sonho que possamos ter academias junto aos postos de saúde, com orientação de profissionais de Educação Física, dentro de uma equipe multidisciplinar pelo SUS”, salientou. A vereadora também ressaltou a importância da aprovação de emendas constitucionais que tramitam no Congresso Nacional e podem garantir mais recursos federais para o investimento em programas e projetos da área da saúde.

Mendes Ribeiro (PMDB) salientou a obrigação de incentivar a prática de atividades física para a melhoria da saúde, especialmente as corridas de rua e as caminhadas. Desejou melhoras ao vereador Professor Garcia e, em nome dele, parabenizou todos os profissionais da Educação Física.

Dr. Thiago Duarte (DEM) também abordou a importância da atividade física para a prevenção de doenças. “Principalmente quando se fala em diabetes, que é uma das doenças com mais incidência na nossa população de mais idade”, comentou.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)