Comissões

Cosmam apresenta Relatório das Atividades de 2017

  • Apresentação do relatório de atividades da Cosmam de 2017. Na foto: presidente da Cosmam, vereador André Carús (ao microfone), entre os vereadores Aldacir Oliboni (d) e José Freitas
    Carús (c) elencou as atividades realizadas e demandas debatidas (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Representantes de órgãos do Executivo participaram da reunião (Foto: Candace Bauer/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizou, na manhã desta quarta-feira (20/12), reunião extraordinária para apresentar o Relatório das Atividades de 2017. Presidida pelo vereador André Carús (PMDB), a comissão este ano foi composta pelos vereadores Mauro Pinheiro (REDE), vice-presidente; Aldacir Oliboni (PT), José Freitas (PRB), Moisés Barboza (PSDB) e Paulo Brum (PTB).

De acordo com Carús, os trabalhos se pautaram pela busca em promover uma interlocução qualificada entre o parlamento e a sociedade. “Fomos às ruas com intuito de fiscalizar e resolver demandas. Fizemos 40 reuniões ordinárias, quatro extraordinárias, três audiências publicas, 23 visitas, um seminário, uma palestra, duas atividades externas, 35 pareceres e 14 pedidos de informação, enviamos 62 ofícios e 14 memorandos e redigimos três emendas ao Orçamento”, elencou.

Entre os temas abordados neste ano pela comissão, estão arborização urbana, hortas comunitárias e compostagem, revitalização do Parque Chico Mendes, Licenciamento Urbano Ambiental, diretos dos animais, saneamento e gestão da água, combate ao mosquito da dengue, verbas para atenção primária em saúde, autismo, saúde mental e prevenção ao suicídio, Hospital Parque Belém, atendimento estendido e voluntariado no município, política de saúde para idosos, doação de sangue e clínicas da saúde. “Uma realização importante foi a construção, junto ao Executivo, da aprovação do projeto de criação de um projeto de lei que possibilita a nomeação de técnicos de enfermagem no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde”, citou.

Após a apresentação, o vereador José Freitas comemorou o ano de muito trabalho. “Seguiremos atuantes nos próximos três anos pelo bem da população”, disse. Já o vereador Oliboni ressaltou que a comissão, assim como os parlamentares, tem o papel fundamental de fiscalizar. “Não tivemos todos os relatórios que pedimos ao Executivo, mas a grande maioria foi respondida, mesmo que as demandas ainda não tenham sido atendidas”, afirmou.

O secretário-adjunto municipal da Saúde, Pablo Sturmer, saudou o comprometimento da comissão para com a sociedade e cumprimentou o presidente Carús pelo relatório. “Ficou claro que a comissão conseguiu abordar diversos níveis da saúde e esclareço aqui que a secretaria tem procurado atender às necessidades da população, mesmo com grandes dificuldades financeiras”, salientou.

Representando o Dmae, o engenheiro Marco Faccin destacou que o trabalho desenvolvido pelo órgão está diretamente relacionado às funções da comissão. “Nossas atribuições estão ligadas ao saneamento, que nada mais é do que a união entre saúde e meio ambiente”, afirmou. 

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)