COMISSÕES

Cosmam debate projeto ambiental e social de alporquia de frutíferas

Projeto ambiental e social de alporquia de frutíferas. CONVIDADOS: Gabinete do Prefeito; Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smams); Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA); Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM); IBAMA; UFRGS e Patricia Witt (Chefe da Divisão de Pesquisas e Coleções Científicas-SEMA)
Lourdes Sprenger (MDB) sugeriu a pauta para apresentação do projeto (Foto: Brenda Rodrigues/ CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião, na manhã desta terça-feira (23/08), para tratar do projeto ambiental e social de alporquia de frutíferas. A pauta foi sugerida pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB). O debate foi conduzido pela  presidente da Cosmam, vereadora Cláudia Araújo (PSD).

Lourdes parabenizou o projeto e disse estar feliz em ter feito o indicativo para trazê-lo para a Câmara da Capital. “Esta pauta surgiu porque ela tem envolvimento com o meio ambiente, nós damos uma atenção ao projeto por julgar sua importância. Diante disso, desejamos que seja implantado e que tenha uma boa aceitação."

Elias Vidal, ex-vereador de Porto Alegre e um dos  proponentes, apresentou a origem do projeto e a sua finalidade. “Nós estamos vivendo um período de seca contínuo no mundo. Temos as queimadas, guerras, pandemia. Dentro desse contexto mundial, os alimentos estão cada vez mais difíceis de chegar na mesa das pessoas em diferentes partes do mundo. Os órgãos internacionais vêm pedindo para que os governos façam um grande mutirão para produzir alimento e contribuir na qualidade de vida da população. Pensando na questão da escassez alimentar e da desnutrição, nós pensamos em um projeto para contribuir com a qualidade de vida dos mais necessitados”.

O que é alporquia

Alporquia, também chamado de alporque, é um método de reprodução de plantas que provoca a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada. Este método consiste em estimular o crescimento de raízes num ramo ou no caule principal de uma planta envolvendo um pedaço de um ramo por terra ou musgo em um pedaço de plástico ou pano umedecido. Após algum tempo, formam-se as raízes, e o ramo pode ser destacado para ser plantado.

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)