Comissões

Cosmam define pauta de 2011 com 80 reuniões

Reunião de trabalho realizada na manhã desta terça-feira (1/2) definiu pautas para as primeiras reuniões da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre. No dia 8, terça-feira da próxima semana, a comissão ira debater a crise nas emergências em Porto Alegre.

Sob o tema Superlotação das Emergências: Alternativas, serão convidados representantes da Santa Casa, do Hospital das Clínicas, do Hospital da PUC, do Instituto de Cardiologia, das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, do Hospital Parque Belém, do Hospital Vila Nova, do Conselho Municipal da Saúde, do Conselho Regional de Medicina e do Sindicato Médico-RS. Na mesma data serão discutidas as demissões da Fundação Universitária de Gastroenterologia (Fugast).

Na reunião desta manhã, o vereador Dr. Raul Torelly (PMDB) pediu espaço também para o debate sobre o tema das emergências oftalmológicas. Há problemas com relação às informações relacionadas de córneas disponíveis para transplantes, conforme informou. O presidente da Cosmam, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT) acolheu ainda como sugestões de pauta o atendimento público para ações de saúde bucal.

Na parte ambiental, foram priorizados o transporte fluvial em Porto Alegre, as pichações, a limpeza das praças e a ameaça da invasões no Morro Ricaldone – Zona Norte da cidade. Ao todo estão marcadas 80 reuniões da Cosmam neste ano, entre ordinária e extraordinárias, incluindo visitas.

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)