Cosmam

Cosmam trata da necessidade de ampliação da UBS Glória

  • Vereadores da Cosmam visitam posto de saúde UBS Glória. Vereadores José Freitas, Aldacir Oliboni e Claudia Araújo
    Vereadores da Cosmam conheceram projetos para ampliação do atendimento (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereadores da Cosmam visitam posto de saúde UBS Glória. Na foto, terreno onde é projetada a construção de nova sede.  Vereadores José Freitas, Aldacir Oliboni, Claudia Araújo e Jessé Sangalli
    Cosmam também visitou terreno onde é projetada a construção de um novo posto (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou, nesta quinta-feira (23/9), a Unidade Básica de Saúde Glória e também duas opções de terrenos visando à construção da nova UBS. Na oportunidade, os parlamentares também conferiram as principais dificuldades da Unidade, situada há 30 anos em um prédio alugado. A estrutura reduzida para atendimentos aos usuários é o principal problema enfrentado.

A gerente da UBS, enfermeira Michele Rossetto, relatou que o local funciona 12 horas por dia, com três equipes de saúde da família. "Trabalhamos das 7h da manhã às 7h da noite, com essas equipes formadas por médicos, enfermeiros e agentes comunitários. Desde fevereiro, aplicamos 48 mil doses da vacina contra a Covid-19, 40% da equipe está envolvida nisso. Além dos demais, temos atendimentos para os sintomáticos respiratórios, que não conseguimos trazer para dentro da UBS pelo fato das salas serem abertas. Nossa equipe nunca chegou para reclamar da estrutura, é uma equipe que trabalha muito bem, mas a gente sonha com essa nova Unidade", afirmou.

Projeto para construção na Avenida Oscar Pereira

O representante da Secretaria Municipal de Saúde, engenheiro Elmo Raupp Viegas, apresentou detalhes do projeto arquitetônico já realizado para a nova UBS, na Avenida Oscar Pereira, próximo à atual unidade. "A proposta contaria com três níveis, para atender em torno de 18 mil pessoas, 12 consultórios, com áreas também para odontologia e raio-X. Em torno de 800m², com a estimativa de investimento de R$ 4,5 milhões. Temos, neste momento, o estudo arquitetônico, essa estimativa tem base nas outras unidades já construídas. Faltaria complementar com os projetos de elétrica, sanitária, estrutura do prédio e preparar documentos para estar licitando", explicou Viegas.

Projeto para construção na Rua Intendente Alfredo Azevedo

O coordenador de projetos sociais do Hospital Divina Providência, Marsam Teixeira, apresentou esboço para ampliação da Unidade na Rua Intendente Alfredo Azevedo. "Esse é um esboço de projeto que se iniciou em 2020, entendido como prioridade para conforto e necessidades mínimas, com uma proposta que seria entregue em 90 dias, tendo seis equipes da família, fluxo de pessoas maior e a possibilidade de implementar outras ações como farmácia distrital, com atendimentos para as 21 mil pessoas residentes no território. Vamos apresentar ao secretário de Saúde para afinar as ideias se seria aqui ou no Glória. O orçamento validado em maio era de R$ 4,6 milhões, e temos parte dos recursos captados com parceiros”, explicou Teixeira.

Encaminhamentos

O presidente da Cosmam, vereador Jessé Sangalli (Cidadania), afirmou que será solicitada reunião com o secretário da Saúde, Mauro Sparta, com o intuito de alinhar qual dos dois projetos terá andamento, bem como a questão dos recursos para a execução. A vice-presidente, vereadora Cláudia Araújo (PSD), também reforçou a importância de haver o encontro. “Precisamos esclarecer, pois não adianta a gente vir aqui fazer demagogia para que aconteça a obra, se poderemos não ter pernas para isso. Temos muitas coisas a definir, a agregar, emendas que podem ser destinadas e entregues, mas primeiro precisamos saber exatamente o que estamos falando”, disse.

Ao lembrar que é atendido pela UBS, o vereador José Freitas (Republicanos) afirmou que “sabemos das necessidades de praticamente todas as unidades de Porto Alegre e aqui é visível o aperto para o desenvolvimento do trabalho dos servidores e demais dificuldades. Está bem encaminhado, já têm opções de terrenos e parte dos recursos. Tenho certeza que vamos sair vitoriosos”, finalizou.

Já o vereador Aldacir Oliboni (PT) disse que “vamos tentar ajudar a colocar recursos públicos para ampliar e sair essa nova Unidade. Temos a boa vontade da Cosmam e dos vereadores. São mais de 10 mil usuários atendidos hoje pelo posto, com um atendimento de forma realmente humanitária”.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:UBS Glória