COMISSÕES

CPI da Educação elege relator e decide por reuniões conjuntas para oitivas

  • 5ª Reunião Ordinária da CPI presidida pela vereadora Mari Pimentel para eleição do relator, votação do plano de trabalho e de requerimentos
    Vereador Mauro Pinheiro (PL) foi eleito relator pela maioria dos membros da CPI (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • 5ª Reunião Ordinária da CPI presidida pela vereadora Mari Pimentel para eleição do relator, votação do plano de trabalho e de requerimentos
    Foi aprovado requerimento para que as próximas oitivas aconteçam conjuntamente entre as duas CPIs (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Na manhã desta segunda-feira (04/09), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar compras e contratos da Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou sua quinta reunião ordinária, para eleger o relator da Comissão. A presidente da CPI, vereadora Mari Pimentel (NOVO), iniciou os trabalhos e, de imediato, abriu o espaço para que os membros da Comissão se candidatassem a relator.

O primeiro a se candidatar foi o vereador Mauro Pinheiro (PL) – também relator da outra CPI da Smed, presidida pelo vereador Idenir Cecchim (MDB). Ele apresentou requerimento para que sejam realizadas reuniões conjuntas para as oitivas das CPIs, a fim de evitar chamar duas vezes a mesma pessoa. Retiraram seus nomes para a eleição de relator os vereadores Claudio Janta (SD) e Comandante Nádia (PP), que haviam manifestado interesse em ocupar a função na reunião anterior. O vereador Roberto Robaina (PSOL) manteve sua candidatura. O vereador Mauro Pinheiro foi eleito relator pela maioria dos membros da CPI.

A presidente colocou em votação três requerimentos e todos foram aprovados. O requerimento n° 1 convoca para oitivas a ex-secretária de Educação Sônia da Rosa, e o ex-secretário adjunto Mário de Lima. Foram excluídos os nomes da ex-secretária Janaina Audino e da ex-secretária adjunta Claudia Pinheiro. O requerimento n° 5 convoca para oitiva a servidora Mabel Vieira e o requerimento n° 6 convoca para oitiva a servidora Michele Schroder.

Ficou definido que as oitivas que já aconteceram na outra CPI serão anexadas a esta Comissão, tais como a da ex-secretária de Educação Janaina Audino e do empresário Jailson Ferreira da Silva. A vereadora Mari salientou que, caso a Comissão entenda como necessário outro comparecimento, tais testemunhas serão convocadas novamente. 

Por fim, a presidente colocou em votação que as oitivas aconteçam conjuntamente entre as duas CPIs, que foi aprovado pela maioria dos membros. Ela encerrou lembrando da próxima reunião da CPI, na segunda-feira (11/09), às 10h, na qual será votado o plano de trabalho, apresentado pelo relator.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)