Tribuna Popular

Cuidar Jovem destaca ações realizadas em parceria com o Legislativo da capital

Tribuna Popular. Instituto Cuidar Jovem apresenta atividades, fiscalização e sanções das leis aprovadas pela CMPA. Presidente Marcos Daudt foi o orador
Daudt, do Cuidar Jovem, cumprimenta Mônica Leal na sessão desta segunda-feira (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O Instituto Cuidar Jovem, na pessoa de seu presidente Marcos Muccillo Daudt, lembrou, na tarde desta segunda-feira (20/5), diversas ações realizadas, incluindo projetos de leis apresentados, discutidos e aprovados com o apoio de vereadores e ex-vereadores da Casa, em seus dez anos de existência. “O trabalho aqui faz barulho para acontecer lá fora também”, destacou durante sua participação na Tribuna Popular, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre. Ele afirmou que várias propostas iniciadas no Legislativo da capital tiveram repercussão na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Daudt citou, entre outros, projetos de lei encaminhados pela vereadora Mônica Leal (PP), a respeito de bebidas energéticas; pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), sobre a venda de bebidas alcóolicas pelo sistema de tele-entrega; e pelo vereador José Freitas (PRB), de obrigatoriedade de ambulâncias em locais de concentração de público. Conforme disse, a partir do projeto de Mônica, o Ministério Público começou a tratar do tema, e deverá publicar artigo discutindo a questão. Já as propostas de Bins Ely e Freitas repercutiram em Brasília, em seminários no Legislativo federal. “A Câmara dos Deputados em Brasília aceitou sugestão para essa lei”, destacou ainda em referência ao texto do vereador José Freitas. 

A respeito de projeto de lei apresentado pela ex-vereadora Séfora Mota, e aprovado pelo plenário da Câmara Municipal, sobre a obrigatoriedade de detectores de metais nos acessos de casas noturnas e locais de entretenimento, como teatros e cinemas, Daudt lamentou a falta de sua implementação na capital. “Estamos em uma época em que está sendo flexibilizado o porte de armas”, recordou. “Porto Alegre tem lei para inibir tragédias neste sentido”, salientou igualmente ao citar eventos ocorridos no Brasil e no exterior, de tiroteios e mortes em locais desse tipo, razão pela qual pediu o apoio do plenário para que esta e todas as demais leis citadas sejam cumpridas na cidade.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Tópicos:AmbulânciasTele-entrega de Bebidas AlcoólicasBebidas EnérgéticasInstituto Cuidar Jovem