Música

Danke lança primeiro CD em show solidário neste sábado

Jean, Rodrigo, Luísa, Adriano e Roger Foto: Paola Bragagnolo/Arte de Luisa Eltz
Jean, Rodrigo, Luísa, Adriano e Roger Foto: Paola Bragagnolo/Arte de Luisa Eltz

A banda Danke vai comemorar dois anos com o lançamento do primeiro álbum – Mudanças - em um show beneficente marcado para as 17 horas deste sábado (11/8) no Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Três grupos convidados pela aniversariante vão abrir o espetáculo: Dekalc, Preface e Love+Peace, Lease?

O show terá três horas de duração. A entrada é franca, mas a Danke sugere como ingresso solidário a doação de um quilo de alimento não-perecível. O objetivo é ajudar duas entidades do bairro Cristal: a Casa de Nazaré, que atende crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, e o Instituto de Amparo ao Excepcional (Inamex), que acolhe pessoas carentes e abandonadas com deficiência mental.   

O início

A Danke - nome que significa obrigado em alemão - teve origem em 2006, nos tempos de colégio da vocalista, tecladista e compositora Luisa Eltz. Em julho de 2010, ano definido como marco inicial, o grupo foi remontado. Hoje, além de Luisa, integram a banda o guitarrista Rodrigo Gauer, o guitarrista base/back vocal Adriano Lopes, o baterista Roger Malaquias e o baixista Jean Guareschi.

Com canções e arranjos próprios, a Danke tem se firmado no cenário do rock pop alternativo gaúcho. Apenas três meses depois de remontada, conquistou o primeiro lugar entre 21 grupos participantes de um concurso de bandas realizado em Porto Alegre. Na Capital, já tocou na Câmara (em 2011) e nos bares Beco, Long Play, Eclipse e La Bodeguita, onde volta a se apresentar no dia 26 de agosto. Também fez shows em Cidreira, Sapucaia do Sul e Canoas.

O álbum

O CD chega com 12 faixas que mesclam canções de batida mais rápida e pesada com acústicas. Carregadas de poesia, as letras expressam sentimentos e vivências. "Temos músicas agitadas e lentas e letras que falam sobre coisas da vida, sobre o amor, sobre lutar, sobre evolução, sobre o coração", contam. "Mudar é peça-chave da vida. Mudamos constantemente. Mudamos sem querer mudar. Mudar é mais fácil do que pensar."

Totalmente independente, o álbum Mudanças foi gravado em estúdio próprio, produzido e masterizado pelo baterista Roger Malaquias. As letras, as melodias, a ilustração da capa e a arte gráfica são de Luisa Eltz. Os arranjos foram criados por toda a banda.

O CD está disponível para download gratuito no website www.dankeoficial.com e na fanpage www.facebook.com/dankeoficial No show de sábado, o disco com faixas-bônus e encarte será vendido por R$ 5,00.  

O Teatro Glênio Peres fica no 2º piso da Câmara Municipal de Porto Alegre. O estacionamento é fechado e gratuito. Informações: (51) 3220-4179, com José Luís ou Giovana, ou pelo celular (51) 9707-5023, com Luisa Eltz.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)