Sessão Solene

Delegado Emerson Wendt recebe título de Cidadão

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Emerson Wendt.
Emerson Wendt (c) recebe o título entregue pelo vereador Cláudio Conceição (DEM) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre foi realizada na noite desta terça-feira (03/12), na Câmara Municipal, no Plenário Otávio Rocha, para homenagear Emerson Wendt por sua destacada atuação como delegado e chefe de polícia no Estado do Rio Grande do Sul. O proponente foi o vereador Cláudio Conceição (DEM), e a sessão solene foi aberta pelo vereador Cassio Trogildo (PTB), que destacou a sua satisfação em estar tendo a distinção de presidir a solenidade. “É uma alegria poder reencontrar muitos amigos da área de segurança e tenho certeza que essa honraria é merecida pela competência e pela excelência do trabalho que exercido pelo homenageado.”

Na oportunidade, Conceição relembrou a trajetória de vida e profissional de Emerson Wendt, "um profissional que sempre fez e faz tanto pela Polícia Civil". “É uma honra muito grande poder propor essa homenagem, pois tive a alegria de ter sido comandado por ti, delegado Emerson Wendt, hoje que a nossa polícia civil completa 178 anos de existência. Falar do delegado não é uma tarefa difícil, pois durante o período que esteve à frente da nossa polícia, fazendo uma gestão extremamente técnica, foi muito competente.” Segundo Conceição, Wendt foi o delegado que mais foi a campo, conhecendo a realidade de cada policial em cada lugar do nosso Estado. “Eu vi, nas minhas andanças, o que os nossos profissionais fazem  com muito pouco e com tão pouca estrutura.”

Disse ainda que algumas coisas em sua gestão lhe tocaram profundamente. “A criminalidade é recorrente, os profissionais com salários parcelados, mas Wendt foi incansável. Ele sempre se preocupou em ver a realidade de perto, para buscar fazer o melhor pela nossa Polícia.” Conceição ressaltou o trato de Wendt com os profissionais que trabalham ao seu lado, dizendo que o delegado sempre mostrou humanidade, sentimento e principalmente respeito. ”Não foi à toa que foi considerado um dos cinco melhores delegados do Brasil, e é por isso que agora o senhor é, para todos nós, um cidadão de Porto Alegre. Parabéns!”

Agradecimento

Como um período bem intenso de sua carreira, durante os três anos e meio que esteve à frente da Polícia Civil. Foi assim que o delegado Emerson Wendt iniciou sua fala na tribuna da Câmara. Emocionado, falando de suas experiências enquanto esteve em campo. “Quando ingressei na Polícia Rodoviária Federal, foi o primeiro momento que tive contato com a nossa capital. E depois com meu primeiro concurso para delegado de polícia. Hoje digo que não é mérito somente meu, mas de toda uma equipe.” Por fim, disse que foi um caminho de dedicação e com muitos aprendizados na área policial. “Agradeço profundamente à Câmara Municipal pela honraria.”

Prestigiaram a homenagem as vereadoras Comandante Nádia (MDB), Cláudia Araújo (PSD), o secretário municipal de segurança, Rafão Oliveira, e outras autoridades do Município e do Estado.

Currículo

Natural do município gaúcho de Dona Francisca, Wendt nasceu em 20 de junho de 1973. Iniciou sua formação escolar na Escola Estadual Ana Loebler, que leva o nome de sua bisavó, localizada no distrito de Caemborá, interior do Município de Nova Palma (RS). Delegado da Polícia Civil do Estado, Emerson Wendt é formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFMS) e pós-graduado em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) do Município de Frederico Westphalen.

É mestre em Direito pela Universidade La Salle do Município de Canoas-RS e foi diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) e membro do Conselho Superior de Polícia da Polícia Civil do Estado. Foi professor da Academia de Polícia Civil nas disciplinas de Inteligência Policial e de Investigação Criminal e, atualmente, exerce a chefia de polícia no Governo do Estado.

O delegado também é professor dos cursos de pós-graduação e extensão da Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo-RS, da Faculdade Senac de Passo Fundo, e de várias outras instituições de ensino do país.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:delegado Emerson Wendt