Cosmam

Dentistas do município exigem equiparação aos médicos

Auditório Ana Terra ficou lotado na reunião da Cosmam Foto: Tonico Alvares
Auditório Ana Terra ficou lotado na reunião da Cosmam Foto: Tonico Alvares

Entidades representativas dos odontologistas no Estado entregaram à Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (13/9), documento de sete páginas contendo as principais reivindicações dos dentistas municipais e municipalizados. O encontro foi conduzido pelo presidente da Cosmam, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT) e contou com a participação de dezenas de profissionais da saúde bucal.

A categoria exige equiparação com os médicos do município, um plano de cargos e salários, valorização dos clínicos especializados e a redução da carga horária. A reunião, iniciada na sala das comissões, precisou ser transferida para o Auditório Ana Terra, devido ao grande número de participantes. A Cosmam vai agendar um encontro dos vereadores da comissão e do grupo designado pelos dentistas para tratar do assunto com o prefeito José Fortunati, secretário municipal da Saúde e o secretário de Gestão.

A secretária-adjunta da Secretaria Municipal da Saúde, Carolina Santana, disse que o Executivo está aberto para ouvir e analisar as demandas. Anunciou que, ainda em 2011, deve começar uma discussão envolvendo os sindicatos da categoria para a formatação de um projeto, que deve ser encaminhado para a Câmara Municipal da Capital em 2012 e com implantação prevista para 2013.

Manifestações

O presidente do Sindicato dos Odontologistas/RS, Andrew Lemos Pacheco, destacou ser esta uma luta antiga da categoria. A delegada sindical, Margarete Viana, do Centro de Saúde Santa Marta, disse que os dentistas estão indignados com a discriminação que sofrem por parte do governo municipal, que foram excluídos dos benefícios concedidos aos médicos. “Há similaridade entre as profissões e exigimos equiparação”, declarou. Já o presidente do Conselho Regional de Odontologia/RS, Joaquim Guilherme Vilanova Cerveira, destacou que desde 1986 se fala em isonomia. "Temos responsabilidade com a saúde, queremos tratamento igual ao que é dado aos médicos. Exigimos o que é justo. Não há como aceitar a discriminação”, acrescentou.

O cirurgião-dentista concursado que atende no Hospital de Pronto Socorro, Sérgio Schiffer Becker, criticou a falta de isonomia com os médicos, observando que os dentistas não têm qualquer subsídio para as especializações e que essas especializações não estão sendo consideradas. Colocou um lenço de escoteiro no pescoço para simbolizar a paz, mas lembrou que ao participar de um movimento, há 20 anos atrás, sofreu perseguição interna e represálias.

Vereadores

O presidente da Cosmam, Dr. Thiago Duarte (PDT) disse não ser adequado criar um confronto entre médicos e dentistas e sim buscar a convergência. “Temos que esgotar todas as possibilidades de negociação, para não cair nos mesmos erros do passado”, enfatizou. O vereador Mário Manfro (PSDB), que encaminhou o pedido da categoria para a reunião com a Cosmam, disse que o cirurgião-dentista não é inferior, pois exige tantos ou mais conhecimentos científicos e que busca a isonomia com os médicos. Sugeriu que, emergencialmente, antes da aprovação do plano de cargos e salários seja feita a isonomia com os médicos.

O vereador Carlos Todeschini (PT) disse ser preciso corrigir a injustiça e Aldacir Oliboni (PT) sugeriu que a categoria mantenha a sua mobilização. O vereador Dr. Raul Torelly (PMDB), destacou que profissionais melhor remunerados trabalham com mais motivação. No final da reunião, que contou, também com o vereador Beto Moesch (PP), a secretária-adjunta da Saúde, Carolina Santana, solicitou uma cópia das presenças para abonar as faltas dos participantes, conforme solicitação encaminhada pelos profissionais presentes.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)