Institucional

Dia da Bandeira é comemorado pela Câmara Municipal

  • Solenidade na Esplanada das Bandeiras marca o dia da Bandeira na Camara Municipal de Poerto Alegre com a presença de vereadores, Liga da Defesa Nacional, presidida pelo Coronel Marco Dangui Pinheiro, e autoridades.
    Solenidade contou com a presença da presidente da Câmara, Mônica Leal, e vereadores do Legislativo da Capital (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Solenidade na Esplanada das Bandeiras marca o dia da Bandeira na Camara Municipal de Poerto Alegre com a presença de vereadores, Liga da Defesa Nacional, presidida pelo Coronel Marco Dangui Pinheiro, e autoridades.
    Presidente destacou a importância dos valores cívicos e de reverência ao símbolo nacional (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Enaltecendo o maior símbolo da nossa pátria, a Câmara Municipal realizou nesta terça-feira (19/11) cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, dia em que se reverencia a pátria brasileira e a valorização cívica do nosso país. Hoje chega a sua 18ª edição da jornada ao símbolo do Brasil na capital gaúcha, quando foi institucionalizada através da lei municipal 9.998, em 2006.

Conforme o presidente da Liga de Defesa Nacional (LDN), coronel Marco Dangui Pinheiro, este é o momento em que unidos pelo espírito cívico, cidadãos representando várias entidades da sociedade se reúnem para reverenciar o símbolo da união nacional. “A representação de nossos ideais como nação, do legado de nossos antepassados e da nossa fé no futuro. Precisamos passar o nosso patriotismo, a nossa descendência e nossos valores de brasilidade”.

A presidente do legislativo municipal, vereadora Mônica Leal (PP), que também prestigiou a solenidade, destacou que no Dia da Bandeira fica orgulhosa, como presidente deste Legislativo, por este ato que a cada ano promove a Câmara Municipal de Porto Alegre. “Agradeço o empenho da LDN, que está sempre à frente de iniciativas que não nos deixam esquecer o patriotismo, os nossos deveres cívicos e os símbolos que nos identificam como nação brasileira”.

Mônica lembrou ainda que, guiada pelo seu pai militar, coronel Pedro Américo Leal, quando criança aprendeu a admirar a nossa amada bandeira, a cantar o hino nacional voltada para ela e com a mão no coração e assim o faz até hoje. “Respeitar e honrar este símbolo pátrio é respeitar o Brasil e os brasileiros. E como é importante que ela seja valorizada em todas as instâncias, civis e militares, e nas nossas escolas”.

Além do canto dos hinos Brasileiro e da Bandeira, foi realizada ainda a Caminhada da Bandeira, que partiu da Câmara Municipal e seguiu por vias da cidade em direção ao Monumento do Expedicionário, no Parque da Redenção, onde foi finalizada.

Estiveram presentes à cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça Militar, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), conselheiro Sandro Pires, o brigadeiro Paulo Roberto Ferro e os vereadores Professor Wambert (Pros), Valter Nagelstein (MDB) e Comandante Nádia (MDB).

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)