Cultura

Dia do Rock é comemorado nesta sexta-feira

  • Show de Poty Burch & Banda na III Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres.
    Estilo musical e grupos locais são valorizados em leis municipais (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Professor Garcia Foto: Mariana Fontoura
    O ex-vereador Professor Garcia (MDB), autor das leis

Nesta sexta-feira, 13 de julho, é comemorado o Dia do Rock, data festiva incluída em 2015 no Calendário Oficial de Eventos da capital gaúcha por iniciativa do então vereador Professor Garcia (MDB). A escolha do dia foi baseada no Dia Mundial do Rock, que, apesar do nome, é celebrado apenas no Brasil desde os anos 1990. A data celebra o Live Aid, um show que ocorreu simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.

A iniciativa do Live Aid  surgiu a partir de uma matéria da BBC sobre a crise humanitária na Etiópia e, por causa dela, o músico Bob Geldof, do Boontown Rats, reuniu grandes nomes da música para gravar a canção Band Aid, ideia abraçada por colegas dos Estados Unidos, que lançaram a música We Are The World. Isso em 1984. O Live Aid foi realizado no dia 13 de julho de 1985, arrecadando 283 milhões de dólares para a caridade. Durante o evento, o cantor Phil Collins sugeriu que a data fosse conhecida como o Dia Mundial do Rock. Além disso, em 13 de julho de 1962 foi formado o grupo The Rolling Stones, uma das maiores bandas de rock do mundo. Você pode ver a lei municipal, com sua justificativa, clicando aqui.

A Lei nº 8203/1998, também de autoria de Professor Garcia, instituiu a obrigatoriedade shows internacionais em Porto Alegre terem sua abertura realizada por músicos do Município, excetuando-se os realizados em locais fechados com capacidade de até 2000 espectadores. Quem descumprir a lei terá que pagar multa referente a 10% da renda da bilheteria. Uma matéria do jornal O Estado de S.Paulo contou sobre a banda gaúcha Hibria, que abriu o show do grupo de heavy metal Black Sabbath na capital gaúcha, em 2013. De apenas quatro pessoas em um show em Cuiabá, no Estado do Mato Grosso, em 1998, a Hibria teve um público de mais de 30 mil espectadores em Porto Alegre 15 anos depois. Veja a lei aqui.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)