Plenário

Direção do HMV explica erro de vacinação em escola

Torelly admitiu falha do hospital Foto: Ederson Nunes
Torelly admitiu falha do hospital Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

A direção do Hospital Moinhos de Vento ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Porto Alegre, na sessão desta quinta-feira (22/5), para manifestar-se sobre o erro cometido na aplicação de doses de vacina contra a gripe no Colégio Farroupilha. Conforme o superintendente executivo da instituição, Fernando Andreatta Torelly, misturadas à cepa de medicamentos de 2014 estavam doses do ano anterior, fato que não gera qualquer risco à saúde das pessoas que a receberam. De acordo com o administrador do HMV, por orientação da coordenação geral da vigilância sanitária de Porto Alegre, o equívoco deveria ser sanado com a revacinação com a dose da vacina 2014 em um intervalo de 30 dias. A revacinação, segundo Torelly, estava sendo concluída na tarde desta quinta-feira.

Acompanhado pela chefe do serviço de pediatria do HMV, Kátia Giugno, e da superintendente assistencial, Vânia Rohsig, Torelly afirmou que ao todo foram vacinadas 1.657 pessoas e somente os menores de nove anos ficaram, também por orientação da vigilância sanitária, sem a revacinação. O superintendente ainda esclareceu que tão logo foi constatada a falha, ela foi devidamente comunicada aos órgãos competentes da saúde e à escola, sendo o planejamento da revacinação realizado conjuntamente com a direção da instituição de ensino. “Estamos aqui, no Legislativo, para comunicar que o hospital errou, que reconhecemos o equívoco e que estamos buscamos a reparação para que não haja prejuízo”, afirmou. Da mesma forma, informou Torelly, o laboratório fornecedor das vacinas ao hospital foi notificado, mas segundo ele, não se manifestou até o momento sobre o fato.

Restinga

Sobre o Hospital da Restinga, Torelly antecipou que o HMV está realizando os procedimentos finais com os parceiros públicos, município, Estado e União, para que ainda em maio a contratualização do custeio seja assinada. “Com isso, em junho poderemos colocar em operação não apenas um hospital, mas um sistema complexo de saúde para a região Sul e Extremo Sul da cidade, composta pelas equipes de saúde da família, já em funcionamento, que se somarão à UPA hospitalar, Centro de Especialidades, Centro de Diagnósticos, Hospital e uma Escola de Gestão”.

O superintendente do HMV assinalou que mais de R$ 100 milhões já foram investidos do caixa do hospital. Ressaltou ainda que a unidade contará com mais de 100 moradores da região formados, que já trabalham no HMV e serão realocados para a Restinga. Também que será um “Hospital Verde”, com aquecimento por energia solar, reaproveitamento de água da chuva e o primeiro hospital 100% SUS a possuir ar condicionado central. “Se fala tanto em padrão Fifa e eu posso afirmar que o Hospital da Restinga está acima das exigências do caderno de encargos da Fifa”.

Vereadores

Lourdes Sprenger (PMDB) manifestou que o exemplo do Hospital Moinhos de Vento, de reconhecimento ao erro cometido, deveria ser seguido por todos, e que isso aumenta ainda mais a credibilidade da instituição. Disse que chamou a sua atenção a afirmação de que o laboratório que fornece a vacina, apesar de comunicado do fato, não se manifestou e que tem certeza de que, sem alarde, a direção do hospital vai buscar no meio administrativo as explicações.

O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), vereador Dr. Thiago (PDT), destacou que o ato de transparência da direção do HMV é um requisito fundamental para o poder público na área da saúde e que corrobora para a eficácia do processo de vacinação contra a gripe. Disse que nem mesmo a vacina mais moderna imuniza contra todos os tipos da doença, por sua mutação rápida, mas que ela impede que casos se agravem, especialmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. Também elogiou o pioneirismo da instituição, “precursora no processo de implantação do Hospital da Restinga”, equipamento que dará assistência em saúde para uma grande parcela carente da população localizada na região sul e extremo sul da cidade. Informou também que a Cosmam fará visita ao Hospital da Restinga no dia 29 de maio.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Ouça: Moinhos esclarece erro em vacinação no Farroupilha