Sessão Solene

Diretor da AACD é Cidadão Emérito de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Cleo Danilo Jaques. Na foto, vereador Paulo Brum, proponente; Cleo Jaques, homenageado; vereador Cassio Trogildo e representante do Comdepa, Nelson Calil
    Paulo Brum (e), Jaques, Cássio Trogildo e Calil (d) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Cleo Danilo Jaques.
    Cerimônia foi acompanhada por familiares, amigos e convidados do homenageado (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal da Capital concedeu a outorga de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao diretor da Associação de Assistência da Criança com Deficiência (AACD/RS), Cleo Danilo Jaques, em sessão solene, nesta terça-feira (7/8). Na abertura, o presidente do evento, vereador Cássio Trogildo (PTB) qualificou a proposta como uma justa homenagem. Também participou da solenidade, além de familiares, amigos e convidados do homenageado, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdepa), Nelson Calil. 

Para o vereador proponente da outorga, Paulo Brum (PTB), a principal virtude do homenageado é o perfil de liderança, alta capacidade de gestão, com carreira empresarial reconhecida e ilibada. Ele complementou que a atividade de Jaques se confunde com a própria história da AACD que, segundo, Brum, não teria se desenvolvido sem a contribuição do empresário. 

Ao agradecer a homenagem, o novo cidadão emérito ressaltou seus 17 anos de serviços prestados às pessoas portadoras de deficiência. Ele garantiu que sempre promoveu sua obra sem pensar em comendas e disse que as políticas públicas estão melhorando no atendimento de quem enfrenta a vida com a dificuldade de alguma deficiência, porém observou que há muito a ser feito.

Currículo

Cleo Jaques nasceu em Porto Alegre, em 18 de fevereiro de 1961. É um executivo experiente em administração com ênfase no terceiro setor e atua nas áreas de finanças, marketing, recursos humanos, tecnologia da informação, suprimentos, controladoria interna, captação de recursos e relacionamentos institucionais.

Em 2001, tornou-se gerente administrativo da unidade do Rio Grande do Sul da AACD. Em 2016, foi promovido a diretor administrativo da Associação no Brasil, organizando ações pelo reconhecimento, valorização, melhora da qualidade de vida e inserção da pessoa com deficiência na sociedade.

Entidade 

A AACD atualmente, atende 777 pacientes em reabilitação na entidade, totalizando em média 580 atendimentos diários, que são realizados por equipes multidisciplinares formadas por médicos e terapeutas da saúde, com profissionais da área de fisioterapia, de fisioterapia aquática, de fonoaudiologia, de musicoterapia, de pedagogia, de psicologia, de terapia ocupacional, de fisiatria, de neurologia, de ortopedia e de urologia.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

 

Tópicos:Pessoas com DeficiênciasAACD