Plenário

Doença de Parkinson é tema da Tribuna Popular

Congresso das Associações de Parkinson do Brasil será realizado de 24 a 26 de outubro em Porto Alegre.

Divulgação da Associação Parkinson do Rio Grande do Sul e do X Congresso das Associações de Parkinson do Brasil. Na foto, vice-presidente da associação, Neusa Maria de Oliveira Chardosim.
Neuza divulgou congresso e pediu apoio para ações com cuidadores e portadores de parkinson (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A vice-presidente da Associação Parkinson do Rio Grande do Sul (Apars), neuropsicóloga Neusa Maria de Oliveira Chardosim, ocupou a Tribuna Popular, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17/10) à tarde, para divulgar o X Congresso das Associações de Parkinson do Brasil. O evento será realizado de 24 a 26 de outubro, na sede da Associação Médica do RS (Amrigs), em Porto Alegre, e já está com inscrições abertas ao público em geral.

De acordo com Neusa Chardosim, a Apars é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, mantida pelo trabalho voluntário e de doações de várias pessoas. A entidade conta também com o apoio da Amrigs, que inclusive sediará o Congresso, e desenvolve um atendimento multidisciplinar, como requer a doença de parkinson, envolvendo o trabalho voluntário em várias áreas, desde terapeutas ocupacionais e profissionais da saúde até advogados. "A associação é aberta à comunidade. O paciente que nos procura é logo acolhido, recebendo tratamento e assessoramento em várias áreas, inclusive quanto ao aspecto emocional."

A neuropsicóloga salientou que a doença de pakinson é neurodegenerativa e ocorre principalmente nas pessoas idosas, gerando perda significativa de neurônios dopaminérgicos. Ela afirmou que a população, especialmente os cuidadores e familiares de pacientes, pode contar com a associação para que os portadores da doença sejam atendidos. Segundo Neusa, a Apars atualmente tem sede administrativa no prédio anexo da Amrigs (Avenida Taquara, 110, sala 402 - bairro Petrópolis), mas busca recursos para adquirir uma sede própria que disponibilize espaço adequado para receber pacientes. "Muitos deles vêm do interior do estado, gostaríamos que eles pudessem ser acolhidos pela associação."

A vice-presidente da Associação também informou que está sendo discutida, na Assembleia Legislativa, proposta que visa a instituir o Dia Estadual do Parkinson, bem como estão sendo elaborados projetos de lei para melhor o atendimento aos doentes. Neusa apelou para que sejam feitas doações com objetivo de financiar os custos do Congresso. Ela ressaltou que também é importante oferecer acolhimento aos cuidadores dos doentes com parkinson, pois podem apresentar nível de estresse muito grande em função do trabalho que desenvolvem. "Cerca de 3% da população mundial é atingida pela doença de parkinson. Muitos casos estão sendo registrados inclusive entre pessoas que trabalham em lavouras com uso de agrotóxicos."

Para saber mais informações sobre a doença de parkinson, acesse o link.

Texto

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:doença de parkinson