Plenário

Edir de Quadros pode se tornar Cidadão de Porto Alegre

Movimentação de Plenário. Na foto, o vereador Cassiá Carpes.
Vereador Cassiá Carpes (PP) é o autor da proposta (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei do legislativo nº 104/18, de autoria do vereador Cassiá Carpes (PP), que concede o título de Cidadão de Porto Alegre a Edir de Quadros. Nascido na cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, no dia 21 de novembro de 1938, veio para Porto Alegre com apenas 4 anos de idade, onde reside atualmente.

Em 1963, Edir de Quadros fez concurso público para o cargo de Agente Administrativo, sendo nomeado na Secretaria de Obras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, e, posteriormente, transferido para o Conselho Regional de Desportos, na época, o principal órgão estadual fiscalizador do esporte gaúcho profissional e amador. Em 1965, foi convidado a fazer parte do quadro funcional da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), tendo sido lotado na Secretaria Geral da entidade. Na FGF foi galgando degraus e passou a dirigir campeonatos das segunda e terceira divisões de profissionais. Em 1975, foi nomeado secretário do departamento principal do futebol profissional da FGF, quando passou a dirigir todo o futebol profissional gaúcho.

Em 2002, Edir de Quadros foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Alegre com o título de “Líder Esportivo” e, em 2003, recebeu da própria FGF o título de “Sócio Honorário da FGF” pelos relevantes serviços prestados ao futebol gaúcho. Em 2005, foi convidado pelo presidente Francisco Noveletto a exercer o cargo de diretor do Departamento Profissional. Em 2015, uma nova homenagem foi feita pela FGF, pelos 50 anos de serviços prestados ao futebol gaúcho. Em 2017, foi homenageado pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio Grande do Sul com o título de Sócio Honorário.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)