Caravana Pedagógica

EMEF Morro da Cruz busca o desenvolvimento sustentável

Sofia Cavedon conhece projeto pedagógico da Escola Municipal Morro da Cruz Foto: Jonathan Heckler
Sofia Cavedon conhece projeto pedagógico da Escola Municipal Morro da Cruz Foto: Jonathan Heckler
A busca por um desenvolvimento sustentável é o que move a EMEF Morro da Cruz, no bairro São José. Cerca de 90 alunos, de 8 a 13 anos, que participam do Programa Mais Educação, do governo federal, trabalham com o projeto “Transferência de Tecnologia Ambiental/Social” desde março deste ano. Eles construíram um protótipo de aquecedor solar com materiais descartáveis – garrafas PET e caixas de leite, com o objetivo de criar um meio alternativo e econômico de aquecimento de água. Foi o que verificou nesta quinta-feira (17/11) a “Caravana das Boas Práticas Pedagógicas” da Câmara Municipal.

Segundo o coordenador da proposta, professor Luis Oscar Corrêa, o aquecedor solar com descartáveis foi idealizado pelo técnico em eletromecânica aposentado, o catarinense José Alcino Alano, que ministrou uma oficina para alunos e professores em maio. Agora, conforme Corrêa, os alunos levam o miniaquecedor solar (como é chamado o protótipo) para mostrá-lo em feiras ecológicas e de ciências. “Com isso, ganhamos parceria com a Floresta Encantada Vô Rangel, que realiza oficinas ecológicas. Eles gostaram tanto do nosso projeto, que vão fazer a oficina Energia Solar – Transferência da EMEF Morro da Cruz. Em contrapartida, alunos da escola visitam gratuitamente o sítio”.

Corrêa informa que os estudantes estão construindo um aquecedor solar com 400 garrafas PET que vai ser usado no jardim de infância da escola para esquentar 500 litros de água. “E a ideia é transferir essa tecnologia para outros locais. Esperamos que logo várias pessoas possam utilizar essas tecnologias nas suas casas. Interação com a comunidade é um dos conceitos centrais de Tecnologia Social, o que vem sendo seguido à risca pela instituição”.

Para a presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), a escola se propõe a superar a ideia do currículo tradicional. “Os alunos têm contato com conceitos complexos e de uma forma interdisciplinar. A escola cultiva o conceito da autonomia ambiental, construindo assim um mundo que é para todos. É um grande compromisso social que se transforma em currículo”.

Darlene Silveira (reg. prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência