Sessão solene

Empresário David Nunes é Cidadão de Porto Alegre

Empresário David Nunes, entre Guilherme Socias Villela (e) e Mauro Pinheiro Foto: Matheus Piccini/CMPA
Empresário David Nunes, entre Guilherme Socias Villela (e) e Mauro Pinheiro Foto: Matheus Piccini/CMPA (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
A Câmara Municipal concedeu, no inicio da noite desta terça-feira (1/9), o titulo de Cidadão de Porto Alegre ao ex-empresário do ramo da alimentação David Nunes. A proposição foi do vereador Guilherme Socias Villela (PP) que justificou a outorga pela representatividade do empresário, que veio e Portugal ainda jovem, fundou a padaria e confeitaria Colombo e os Cafés do Lago e Central, ponto de encontro dos políticos e intelectuais por décadas na capital gaúcha.

Natural da cidade de Aveiro (Portugal), David Nunes chegou ao Brasil acompanhando os pais, fixando residência em Porto Alegre. Naturalizou-se brasileiro e tornou-se proprietário de uma padaria e de cafeterias. Fundou ainda as primeiras lanchonetes de Porto Alegre, lembrou Villela, destacando que hoje David é sócio-proprietário de uma empresa de importação e exportação de equipamentos para a indústria da construção civil. 

O homenageado disse, em seu discurso, que notou logo que chegou ao Brasil que Porto Alegre oferecia horizontes para quem se propusesse a trabalhar e investir na cidade. “Vi logo que as minhas tarefas seriam ajudar a construir catedrais”, disse ele, revelando que, com a ajuda da família, conseguiu fixar residência e contribuir para o desenvolvimento da Capital. Visivelmente emocionado, resumiu a sua fala em agradecer aos que o ajudaram a viver distante da sua pátria. 

Homenagens

Mônica Leal (PP) destacou a importância do homenageado, que ajudou a construir uma cidade melhor com seus empreendimentos. João Carlos Nedel (PP) afirmou que Porto Alegre precisa ter mais pessoas como David Nunes, “um empreendedor que cria emprego, gera renda e impostos para o município”. Kevin Krieger (PP) disse que, pelos 60 anos dedicados pelo homenageado a Porto Alegre, “David faz parte da história, perfeitamente integrado à cidade”, destacou.

O prefeito José Fortunati disse que a homenagem se estende ao povo português que se instalou em Porto Alegre, trazendo o “empreendedorismo nos mais variados setores do comércio”. Brincou dizendo que a Cafeteria Central era a rede social da época, onde todos se reuniam para falar de politica e do cotidiano de Porto Alegre. Concluiu dizendo que “uma parte da história da cidade passa por David Nunes”. 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Pinheiro (PT), finalizou a homenagem ao novo Cidadão de Porto Alegre lembrando: "Sou descendente de família lusitana e sei da contribuição que os portugueses trouxeram para o desenvolvimento desta cidade”.


Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)