Tribuna Popular

Entidade convida para o Dia Municipal da Psoríase

Gladis: doença não é contagiosa Foto: Mariana Fontoura
Gladis: doença não é contagiosa Foto: Mariana Fontoura

A presidente da Associação Nacional dos Portadores de Psoríase (Psorisul), Gladis Lima, ocupou a Tribuna Popular na sessão desta quinta-feira (27/10) da Câmara Municipal de Porto Alegre para convidar os vereadores e funcionários a participarem das atividades do Dia Municipal da Psoríase (29 de Outubro). Ela informou que, no próximo sábado, das 10 às 13h30min, na Redenção, haverá distribuição de cartilhas e conversas para conscientizar o público e evitar a discriminação contra os portadores da doença, que não é contagiosa. O evento tem apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gladis lembrou que a psoríase é uma doença inflamatória da pele ainda bastante desconhecida que provoca muitos transtornos aos portadores. “Causa feridas e escamas, e as outras pessoas não têm coragem de abraçar quem tem psoríase”, disse. “Os portadores se sentem muito abandonados.” De acordo com Gladis, há pelo menos 125 milhões de pessoas com psoríase no mundo e cerca de 5 milhões no Brasil. “Com certeza atrás de roupas, em suas casas, impedidos de aproveitar uma praia, um passeio, porque quem se expõe é constrangido”, afirmou. Ela informou que, em 30% dos casos, os pacientes também apresentam problemas nas articulações, na coluna, na bacia e nas mãos.

Gladis agradeceu à Câmara pela oportunidade de, pela segunda vez, falar sobre psoríase. Lembrou que Porto Alegre foi a primeira cidade brasileira a ter um dia sobre a doença, criado em lei do vereador Luiz Braz (PSDB). Segundo ela, o vereador também foi o criador da Semana Municipal da Psoríase. O objetivo, como frisou, é fundamentalmente conscientizar o público e apoiar os doentes. Informou que não é portadora de psoríase, mas citou a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) como alguém que sabe o que é sofrer da doença. Por fim, fez um apelo: “Peço a todos o apoio para celebrar o dia 29; vamos mostrar que os portadores de psoríase precisam é de amor, beijo, abraço e aperto de mão.”

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)