Pauta

Escola do Legislativo participa de debate sobre eleições

Seminário idealizado pelo ILEA projeta o Brasil após a eleição presidencial de 2018

Seminário Eleições Presidenciais
Seminário Eleições Presidenciais

Nesta terça-feira (18/9) à tarde, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli participa do Seminário Eleições Presidenciais – Agenda. Promovida pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) da UFRGS e gerida pelo professor José Vicente Tavares dos Santos, a iniciativa pretende abordar as principais questões relacionadas ao futuro do Brasil após as eleições. Os conferencistas serão os professores da UFRGS Soraya Cortes (Sociologia), Denise Jardim (Antropologia), Leticia Schabbach (Sociologia), Maira Baumgartem (Sociologia) e Jorge Barcellos, da Escola do Legislativo.

Para José Vicente, a análise do campo das políticas públicas é essencial: “ O golpe de Estado Parlamentar no Brasil, em 2016, com o governo Temer, tem revelado os traços de um neoliberalismo econômico, com redução das intervenções do Estado, privatização de empresas estatais e abertura às inversões estrangeiras em terras e empresas. Ainda mais, essas medidas econômicas foram acompanhadas de um conservadorismo social, uma redução dos investimentos em Educação, Ciência e Tecnologia, a reforma da previdência e a reforma trabalhista”, afirma.

Para Soraya Cortes, do Departamento de Sociologia, nos últimos anos, o campo das políticas públicas se expandiu de forma significativa. “A mudança foi impulsionada, entre outras razões, pela crescente importância que a questão da promoção do desenvolvimento conjugado a políticas sociais passou a ocupar na agenda governamental “ afirma.

Para Jorge Barcellos, o campo das políticas públicas locais merece atenção dos candidatos. “Não se pode imaginar candidaturas sem uma visão do local. O modo como o poder executivo pensa as políticas para as cidades, bem como a relação com os parlamentos locais, evidencia aspectos mais ou menos democratizantes de suas propostas. É preciso estar atento ao que dizem os candidatos da questão local”.

Assessoria de Imprensa CMPA
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)