Comissões

Escola Moradas da Hípica pede solução para falta de acessibilidade

Vereadores ouviram demandas da diretora da escola, Luciana Cardoso Foto: Vicente Carcuchinski
Vereadores ouviram demandas da diretora da escola, Luciana Cardoso Foto: Vicente Carcuchinski (Foto: Vicente Carcuchinski/CMPA)
Na tarde desta terça-feira (14/4), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Moradas da Hípica, localizada na Zona Sul, para levantar, junto à comunidade, problemas enfrentados pela instituição e tentar solucioná-los. Embora a edificação seja recente, construída em 2009, há necessidade de aperfeiçoamentos, sobretudo em relação à acessibilidade, conforme professores e direção.

Contando com cerca de 1.100 alunos, sendo em torno de 120 os portadores de necessidades especiais, a principal demanda da escola é a acessibilidade. Enquanto eram recebidos pela diretora da instituição, Luciana Cardoso, e transitavam entre a sala dos professores e o pátio em meio ao recreio escolar, os vereadores escutavam os reclames. "Faltam corrimãos e rampas", revelou, indicando a carência de mais monitores para as atividades no local. Na área de lazer, existe uma quadra esportiva coberta, recém-inaugurada e com dimensões oficiais, mas a demanda da comunidade é por um ginásio. 

Integrante da comissão, a vereadora Sofia Cavedon (PT) disse que pretende solicitar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) a elaboração de um plano de paisagismo para o pátio, que hoje conta com poucas árvores e tem aparência "inóspita".

Para o presidente da Cece, Reginaldo Pujol (DEM), a ideia de Sofia é viável, pois, por meio da legislação atual, é possível que a Prefeitura plante árvores em diferentes locais da cidade como forma de compensação dos cortes realizados pela iniciativa privada, que indeniza o Executivo pelos danos causados à natureza.

Sobre a acessibilidade, Pujol afirmou que as mudanças são mais complexas, porém existe um plano de adaptação das escolas existentes. "São reparos simples. A demanda se tornou mais evidente aqui com o aumento do número de estudantes com necessidades especiais", explicou.

Também acompanharam a visita os vereadores Professor Garcia (PMDB) e Tarciso Flecha Negra (PSD).

Texto: Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)