SESSÃO SOLENE

Evilázio Teixeira é Cidadão de Porto Alegre

  • Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao sr. Evilázio Francisco Borges Teixeira.
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao sr. Evilázio Francisco Borges Teixeira.
    Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Câmara Municipal entregou hoje (21/11) o título de Cidadão de Porto Alegre ao reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira. O proponente da homenagem foi o vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB), e a solenidade foi conduzida pelo vereador Idenir Cecchim (MDB).

Moisés ressaltou que a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) marcou a sua trajetória, com todo o acolhimento que recebeu da universidade. Segundo o vereador, a maneira com que o reitor e a PUCRS acolhem os alunos é exemplar. “Agradeço aos pais do nosso reitor, que ajudaram a formar um cidadão capaz de semear o bem por onde passou. A gente sabe de sua trajetória de ter saído do Interior, de ter saído de Vacaria e ir para Flores da Cunha e assim começar a vida difícil, fazendo empalhamento de garrafões de vinho. Para hoje estar aqui recebendo o título de Cidadão Porto-Alegrense como reitor da melhor universidade privada do nosso País”, disse.

 

Evilázio Teixeira agradeceu a todo o parlamento pela homenagem e ressaltou que a Capital tem sido sua casa desde 1992, quando era estudante de filosofia e teologia na PUCRS. O reitor declarou ser uma pessoa otimista, que acredita e confia na vida e na jornada. Por conta disso, acredita ser impossível, em um momento de homenagem, não examinar o seu passado que lhe institui e segue lhe forjando no presente e no futuro. Teixeira afirmou ainda que a universidade deve dar ouvidos e servir a todos e todas, pois este será o teste de sua flexibilidade, da inteligência de sua organização e da inteligência de seus servidores.

 

“Tenho muita alegria e orgulho em dedicar minha vida à universidade há quase 30 anos. Realmente acredito que a educação é algo que melhora o ser humano em todos os sentidos. Porque a educação muda os hábitos, é civilizatória e se faz sempre na relação entre pessoas. O ser humano é o fundamento, o fim e o objeto de todas as instituições nas quais se exprimem e realizam a vida social. Especialmente na sua comunidade e na sua cidade”, disse.

Histórico

Evilázio Francisco Borges Teixeira nasceu em Vacaria em 1966. Ainda menino, mudou-se com a família para Flores da Cunha. Na adolescência, iniciou seu processo de formação religiosa. Mudou-se para o Mato Grosso e, em 1984, ingressou em uma formação marista. Foi transferido para estudar no Seminário de Viamão, de volta ao Rio Grande do Sul. Nos anos 1990, iniciou sua trajetória na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) por meio do Centro de Pastoral e Solidariedade. Desde 2016, é o reitor da PUCRS. Foi vice-reitor da universidade entre 2004 e 2016.

Além de reitor, também é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS. Evilázio é graduado em Teologia pela PUCRS (1996), em Filosofia pela PUCRS (1997), mestre em Filosofia pela PUCRS (1998) e em Teologia pela Pontificia Universitas Gregoriana (2000), doutor em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (2002) e em Filosofia pela Pontificia Studiorum Universitas a S. Thoma Aq. in Urbe (Angelicum) (2004), pós-graduado em Gestão e Liderança Universitária no Instituto de Gestão e Liderança, IGLU (2007) e graduado em Direito pela PUCRS (2016).

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)