Presidência

Falta de professores em projetos esportivos leva comunidades à Câmara

Movimentações de plenário. Na foto, manifestações nas galerias.
Comunidade compareceu à Câmara para reclamar da falta de professores de educação física (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre,  vereadora Mônica Leal (PP), recebeu na tarde desta segunda-feira (01/10), no Salão Adel Carvalho, juntamente com vereadores integrantes da comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) e da Frente Parlamentar do Idoso, representantes de projetos esportivos do município para discutir soluções para a falta de professores nas atividades realizadas com crianças e idosos em praças e espaços públicos.

Conforme a vereadora Sofia Cavedon (PT), a situação ocorre em diversos locais da capital, acarretando em déficit de professores que atuam em atividades esportivas realizadas principalmente com idosos em regiões da cidade. “Há mais de 20 anos é feito um trabalho com idosos no Jardim do Salso, zona leste de Porto Alegre, e que tem o apoio de professores cedidos pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), mas agora dois deles foram retirados do projeto, causando assim dificuldade de atender os alunos do local”. A vereadora ressaltou que quarta-feira haverá uma reunião com o Ministério Público para tratar do tema, mas que também é necessária uma reunião com o Executivo para que se resolva a situação. 

A aluna do Centro Comunitário da Vila Ingá (Cevi), Velni Terezinha Beziazicini trouxe em seu depoimento que uma professora foi retirada de sua atividade que realizava com os idosos e remanejada para o setor de merenda de outra escola. “Nossa professora é muito qualificada e inclusive está sempre fazendo cursos para ampliar seu conhecimento de atividades físicas para os idosos e agora foi relocada para uma função que não condiz com sua função, isso é lamentável”, diz ela. 

Mônica Leal destacou que o Legislativo estará sempre à disposição para apoiar iniciativas como esta e que é necessário intervir, quando possível, em prol de iniciativas tão fundamentais como as de esporte que vem acontecendo nas diversas regiões da capital. “Tenho acompanhado as atividades do Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima) e tenho conhecimento que há 15 anos não é feito concurso para suprir a falta de professores, e lá são cerca de 3 mil usuários que frequentam o local. Temos que divulgar esse problema à imprensa e trazer à tona o que esses alunos vem passando”.

No término do encontro, as comissões e os representantes dos projetos esportivos se encaminharam para uma reunião com a secretária municipal do Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, para tratar da questão. 

Também estiveram presentes os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Alvoni Medina (PRB) e representantes do Centro Comunitário da Vila Ingá (Cevi), Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), Tesourinha e Simpa. 

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)