HOMENAGEM

Fecosul recebe homenagem pelos seus 85 anos

Solenidade, proposta pela vereadora Biga, contou com a presença de amigos, sindicatos e referentes na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.

Sessão Solene em Homenagem a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul - FECOSUL.
Sessão Solene em Homenagem a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul - FECOSUL. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Ao longo de sua existência, a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecosul) participou de várias lutas em defesa das trabalhadoras e trabalhadores, como a construção da Consolidação das Leis do Trabalho (a CLT), ainda no governo de Getúlio Vargas, a redução da jornada semanal e o piso regional. Pensando em valorizar a história de luta da entidade, a vereadora Biga Pereira propôs a sessão solene pelos 85 anos da Fecosul, realizada hoje a noite na Câmara Municipal.

Guiomar Vidor, presidente da Fecosul, lembrou que a entidade nasceu da “efervescência da luta da jovem classe trabalhadora do Brasil” em um momento em que “a grande maioria dos trabalhadores brasileiros nada tinha”. Ele relembrou a pressão exercida pela Federação na redemocratização do país, ressaltou sua participação ao lado das conquistas da classe trabalhadora ao longo de oito décadas e criticou a reforma trabalhista e previdenciária, que chamou de “a maior regressão civilizacional que o País já enfrentou”. Por fim, Vidor ressaltou que “a Fecosul sempre foi rebelde e sempre esteve à frente da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras e na construção de um novo país”.

“Eles tentaram sufocar os sindicatos, mas nós ressurgimos das cinzas. Queremos fortalecer a negociação coletiva e restabelecer os direitos que nos foram retirados”, disse. “Nossos 52 sindicatos filiados têm o pensamento do progresso, da justiça social e de um Brasil novo, que atenda aos interesses daqueles que produzem a riqueza deste país”, concluiu.

Proponente da homenagem, a vereadora Biga Pereira não apenas destacou a atuação da Fecosul junto aos trabalhadores, mas comentou os desafios que a categoria ainda enfrenta, em especial, as mulheres: “Na pandemia, sofreram sobremaneira. As creches estavam fechadas, e elas não tinham onde deixar seus filhos. Mesmo assim, lá estavam, trabalhando”, destacou.

Fundada em outubro de 1938 por nove líderes dos comerciários gaúchos, a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecosul) representa hoje mais de 500 mil trabalhadores e trabalhadoras em 470 municípios gaúchos, que estão organizados em 52 sindicatos. A Fecosul é filiada à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Texto

Soraya Bertoncello (Reg. profissional nº 17943/RS)

Edição

Soraya Bertoncello (Reg. profissional nº 17943/RS)