TV Câmara

Filme sobre Airton Ortiz abre nova temporada do CineCâmara

O documentário em média-metragem vai ao ar às 21 horas desta sexta-feira, com reprise às 13h30min de domingo

O escritor Airton Ortiz e a diretora Luzimar Stricher em filmagem no Exterior (Foto: Stricher Filmes / Divulgação)

A segunda temporada do projeto CineCâmara, da TV Câmara de Porto Alegre, apresentará, a partir desta sexta-feira (5/10), nove documentários da Stricher Filmes sobre expoentes da cultura gaúcha. Nômade, o primeiro a ser exibido, tem como protagonista o escritor e jornalista Airton Ortiz, autor de dezenas de livros de viagens. Vai ao ar pelos canais 61.4 (digital aberto) e 16 da NET, às 21 horas de sexta, com reprise às 13h30min no domingo (7/10).

Em Nômade, filmado no Brasil e no Exterior, Ortiz conta sua vida desde o nascimento, no interior de Rio Pardo (RS), até as experiências em viagens pelo mundo, caçando aventuras em lugares exóticos para transformar em boas histórias e narrá-las aos leitores. “Jornalista de aventura, ele ressalta a importância do estudo para desenvolver esse projeto de vida de viajar pelo planeta em busca de lugares e histórias interessantes”, reforça a diretora do documentário, Luzimar Stricher. Duração: 53 minutos; trilha sonora: Leo Henkin.

Conversa de Livraria

A série da Stricher Filmes faz parte do projeto Conversa de Livraria, já apresentado na TVE-RS, na TVCOM (da RBS) e cinema de Porto Alegre. Desde 2001, a produtora documenta a vida e a obra de escritores, artistas, historiadores, poetas e pensadores. Além de Airton Ortiz, retratou personalidades como o romancista Erico Verissimo, o poeta Mario Quintana, o folclorista Paixão Côrtes, os escritores Alcy Cheuiche e Carlos Urbim e a artista plástica Arminda Lopes (este com mais de uma hora de duração). Atualmente, a Stricher trabalha na pós-produção de um longa-metragem sobre Luis Fernando Verissimo.

Confira as atrações da segunda temporada do CineCâmara (às 21 horas nas sextas-feiras; reprises às 13h30min nos domingos):

Outubro 

5 e 7Nômade, sobre Airton Ortiz;

12 e 14 - Tropeiro Cultural, sobre Paixão Côrtes;

19 e 21 - Um guri daltônico, sobre Carlos Urbim;

26 e 28 - Poesia compartilhada, sobre Maria Carpi;

Novembro

2 e 4 - Contadora de emoções, sobre Jane Tutikian;

9 e 11 - Um homem de fé, sobre Armindo Trevisan;

16 e 18 - Walter Galvani;

23 e 25 - Romancista de nossa história, sobre Alcy Cheuiche;

30 - Mario Quintana (com reprise em 2 de dezembro)

Informações: (51) 99984-5979 (Luzimar) ou e-mail stricher@terra.com.br

O projeto CineCâmara, que tem apresentação de José Luiz Lopes, funcionário da Câmara de Porto Alegre, também pode ser assistido pela Internet, durante os horários de exibição, clicando aqui.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

 

Tópicos:documentárioTV Câmara de Porto AlegrePaixão CôrtesAirton OrtizProjeto CineCâmara