Sessão Solene

Grupo Zaffari recebe homenagem em comemoração aos 80 anos

Paulo Brum (c) entregou aos diretores da Companhia diploma alusivo aos 80 anos Foto: Matheus Piccini/CMPA
Paulo Brum (c) entregou aos diretores da Companhia diploma alusivo aos 80 anos Foto: Matheus Piccini/CMPA (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na noite desta terça-feira (10/11), no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, sessão solene alusiva ao aniversário dos 80 anos de fundação do Grupo Zaffari. Com mais de 11 mil colaboradores diários distribuídos nas 31 lojas do Grupo, a Companhia Zaffari é considerada a empresa brasileira que possui a maior rede de supermercados no Rio Grande do Sul, além de quatro shoppings centers em Porto Alegre e outros três em cidades na Região Metropolitana. Está prevista, para 2016, a inauguração de mais três lojas na capital gaúcha.

A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Brum (PTB), que destacou a importância do grupo para o progresso da Capital. “A família Zaffari preza pela valorização dos seus funcionários para que possam crescer dentro da empresa. O Grupo tem a responsabilidade social como um exercício constante. Eu mesmo, quando cheguei à Capital, há 41 anos, tive a oportunidade de ter o meu primeiro emprego nos supermercados do grupo, onde consegui meu sustento para morar e permanecer aqui. Outros jovens oriundos do interior do Estado sonham com esta conquista”, reiterou Brum, enfatizando que a empresa é também integrada com a comunidade onde atua, unindo sempre a cultura e o entretenimento. “Exemplo disso é a construção do Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, e o Teatro Bradesco em São Paulo”, concluiu.

Valores 

O superintendente da Companhia, Claudio Zaffari, observou que o bem comum é uma das grandes prioridades do grupo. “Estamos integrados às aspirações comunitárias. Acreditamos que o desenvolvimento econômico e cultural é um processo simultâneo e conjunto”, comentou, ratificando que são as pessoas o coração pulsante de uma empresa. “Hoje temos 11 mil colaboradores diariamente, acolhendo nossas lojas. Sabemos que o mérito pelos objetivos alcançados vem em decorrência deste imenso grupo de trabalho chamado Zaffari. Queremos dar uma excelente qualidade de vida às pessoas. Temos consciência que não são poucos os desafios, mas temos uma inabalável confiança no futuro de nosso país”, disse Claudio.

Ainda de acordo com o superintendente, a história começou quando o jovem casal Francisco José Zaffari e Santina inauguraram, em 1935, um pequeno comércio no interior do Rio Grande do Sul. “Lá eles implantaram os valores que norteiam a nossa missão, baseada na fé religiosa, no amor ao trabalho, a confiabilidade e o sentido de união. Aprendemos que a vida tem sempre um ensinamento a nos dar”, explicou.

Advento econômico

O prefeito municipal de Porto Alegre, José Fortunati, esteve presente na solenidade e enfatizou a importância vital do grupo para a economia da cidade. “Quero dizer da minha extrema alegria em poder compartilhar desta justa homenagem. É impossível imaginar a nossa Capital da empregabilidade, que tem o menor índice de desemprego no país, sem pensar o Grupo Zaffari. A geração de tributos, os investimentos em diversas áreas incluindo cultura e lazer, as ciclovias para proporcionar melhor saúde à população, tudo isso vem em decorrência dos benefícios proporcionados pelo Grupo à comunidade”, garantiu Fortunati.

“É uma relação que se dá de forma construída em nome do interesse público. Temos a prosperidade batendo à nossa porta, com o Zaffari oferecendo à cidade novas oportunidades, compreendendo a crise econômica e ética e enfrentando-as, gerando emprego e renda e prosperidade para o nosso estado, município e país”, defendeu Fortunati, afirmando que os gaúchos têm uma relação afetiva com a instituição, da mesma forma que têm com os Centros de Tradição Gaúcha (CTG).

Inclusão social

Representando o Mistério Público Estadual, a promotora Cinara Vianna Dutra Braga ressaltou a sua alegria por prestar homenagem "a esta rede que promove constantemente a inclusão social" ao acolher jovens e adolescentes retirados de casa para dar-lhes um trabalho. “Nós temos 102 casas de atendimento assistencial em Porto Alegre, eu inspeciono a saúde, a educação, os serviços e a qualificação destes locais, e o que mais me chama atenção ao conversar com os jovens é que muitos deles estão trabalhando no Grupo Zaffari. Agradeço ao Zaffari os momentos de felicidade às crianças e adolescentes da Capital. Vocês são um exemplo de bondade, generosidade, competência, profissionalismo e honradez”, ponderou Cinara.

Presenças

A sessão foi coordenada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Pinheiro (PT) e teve participação especial da cantora lírica, Cristina Sorrentino, cantando os hinos nacional e rio-grandense. Também participaram da solenidade: a deputada estadual Regina Becker (PDT); o deputado federal Mauricio Dziedricki (PTB); o presidente do Tribunal de Contas do RS, Cézar Miola; e os diretores da Companhia Pedro Zaffari, Ivo José Zaffari e Airton Alberto Zaffari. Estiveram presentes ainda os vereadores Delegado Cleiton (PDT); Idenir Cecchim (PMDB), Márcio Bins Ely (PDT), Cássio Trogildo (PTB), Kevin Krieger (PP), João Carlos Nedel (PP), Reginaldo Pujol (DEM), Mendes Ribeiro (PMDB), Engenheiro Comassetto (PT), Airto Ferronato (PSB) e Dr. Thiago Duarte (PDT).

História de empreendedorismo

Em 1935, Francisco José Zaffari e Santina De Carli Zaffari abriram as portas da primeira casa de comércio que deu origem ao Grupo Zaffari, na região norte do Rio Grande do Sul. Nos anos 50, outras filiais foram abertas na região de origem, e os mais velhos dos doze filhos do casal passaram a se dedicar ao transporte de mercadorias. Inspirados pelas novidades do mercado de São Paulo, eles trouxeram inovação aos negócios, montando um mercado de autosserviço no estabelecimento do bairro Petrópolis, em Porto Alegre, onde a família havia se instalado a partir de 1960. Era o início da rede supermercadista, hoje formada por 31 unidades, sendo a 6ª maior rede de autosserviço do Brasil, com capital 100% nacional.

A atuação do Grupo estendeu-se também aos setores de shopping centers, hotelaria e empreendimentos imobiliários. Em 2008, estreou sua atuação fora do Estado, inaugurando o Bourbon Shopping São Paulo, na capital paulista.  A empresa tem como princípio estar integrado à comunidade onde atua, e a cultura e o entretenimento desempenham um papel importante nesse vínculo. São exemplos emblemáticos, a construção do Teatro do Bourbon Country (Porto Alegre) e do Teatro Bradesco, localizado no Bourbon Shopping São Paulo. Outras realizações ligadas à literatura, à música e ao esporte, patrocínio de prêmios, feiras e monumentos urbanos completam um histórico de iniciativas que visam à interação comunitária.



Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)